Mundo

Morales propõe Lula como secretário-geral da ONU

Atual secretário-geral da entidade conclui mandato no final de 2011

Evo Morales defendeu que América Latina e África apresentem o presidente Lula como candidato ao cargo (Arquivo)

Evo Morales defendeu que América Latina e África apresentem o presidente Lula como candidato ao cargo (Arquivo)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva teve hoje (8) o nome indicado para ser o próximo secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU). A sugestão é do presidente da Bolívia, Evo Morales. Para ele, os líderes políticos da América Latina e da África devem se unir em favor da candidatura de Lula para as Nações Unidas.

Morales disse que a candidatura de Lula se baseia no fato de ele ter promovido o crescimento econômico no Brasil, estimulando a consciência social e o respeito aos direitos humanos. O boliviano também elogiou o estímulo de Lula pela pluralidade econômica no Brasil e consequentemente na região.

As informações são das agências Venezuelana de Notícias (AVN) e Boliviana de Notícias (ABI), que são estatais. A 22 dias do segundo das eleições no Brasil, Morales afirmou que torce pela vitória da democracia. "Que ganhe a democracia", disse ele.

Em 1º de janeiro, Lula deixa a Presidência da República concluindo oito anos de governo. Já o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, conclui o primeiro mandato dele apenas no final de 2011.

Leia mais sobre a ONU

Siga as últimas notícias de Mundo no Twitter

 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaLuiz Inácio Lula da SilvaONUPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Eleições EUA: Quem foi o presidente mais velho dos EUA

Coreia do Norte lança vários mísseis de curto alcance no Mar do Japão

Sindicato da Boeing aceita acordo e anuncia fim de greve de sete semanas

Inteligência dos EUA diz que infraestrutura eleitoral do país "nunca esteve tão segura"