Mitt Romney: veterano político republicano voltará a política nacional depois de ganhar uma cadeira no Senado pelo estado de Utah (Ed Kosmicki/Reuters)
EFE
Publicado em 7 de novembro de 2018 às 08h07.
Última atualização em 7 de novembro de 2018 às 09h34.
Denver - O veterano político republicano Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2012, voltará a política nacional depois de ganhar nesta terça-feira uma cadeira no Senado pelo estado de Utah, segundo a projeção de vários meios de comunicação.
Com a apuração de 41% dos votos emitidos, a emissora "CNN" e o jornal "The Washington Post" já davam a vitória a Romney, que recebia 59% dos votos, contra 36% de sua rival.
Romney, de 71 anos, que se mudou para Utah após sua fracassada tentativa de chegar à Casa Branca, derrotou a democrata Jenny Wilson e substituirá outro veterano político, o senador Orrin Hatch, que mantinha sua cadeira no Senado desde 1976.
Após ganhar, Romney disse que seu triunfo é uma "afirmação" de que - além de gêneros, etnias, orientação sexual, raça ou lugar de nascimento - todos "somos iguais, não só diante dos olhos de Deus, mas também com o respeito e a dignidade que merecemos".
Analistas locais antecipavam a vitória de Romney porque em Utah os republicanos representam 80% dos eleitores e nenhum democrata representou o estado no Senado federal em mais de quatro décadas.
Além disso, apontavam que, embora durante a campanha prévia às eleições presidenciais de 2016, Romney tenha criticado fortemente Donald Trump, depois eleito presidente, em sua recente campanha em Utah reduziu as referências ao atual governante.