Mundo

Mitt Romney volta à política nacional dos EUA como senador por Utah

Romney, de 71 anos, se mudou para Utah após sua fracassada tentativa de chegar à Casa Branca em 2012

Mitt Romney: veterano político republicano voltará a política nacional depois de ganhar uma cadeira no Senado pelo estado de Utah (Ed Kosmicki/Reuters)

Mitt Romney: veterano político republicano voltará a política nacional depois de ganhar uma cadeira no Senado pelo estado de Utah (Ed Kosmicki/Reuters)

E

EFE

Publicado em 7 de novembro de 2018 às 08h07.

Última atualização em 7 de novembro de 2018 às 09h34.

Denver - O veterano político republicano Mitt Romney, ex-governador de Massachusetts e ex-candidato à presidência dos Estados Unidos em 2012, voltará a política nacional depois de ganhar nesta terça-feira uma cadeira no Senado pelo estado de Utah, segundo a projeção de vários meios de comunicação.

Com a apuração de 41% dos votos emitidos, a emissora "CNN" e o jornal "The Washington Post" já davam a vitória a Romney, que recebia 59% dos votos, contra 36% de sua rival.

Romney, de 71 anos, que se mudou para Utah após sua fracassada tentativa de chegar à Casa Branca, derrotou a democrata Jenny Wilson e substituirá outro veterano político, o senador Orrin Hatch, que mantinha sua cadeira no Senado desde 1976.

Após ganhar, Romney disse que seu triunfo é uma "afirmação" de que - além de gêneros, etnias, orientação sexual, raça ou lugar de nascimento - todos "somos iguais, não só diante dos olhos de Deus, mas também com o respeito e a dignidade que merecemos".

Analistas locais antecipavam a vitória de Romney porque em Utah os republicanos representam 80% dos eleitores e nenhum democrata representou o estado no Senado federal em mais de quatro décadas.

Além disso, apontavam que, embora durante a campanha prévia às eleições presidenciais de 2016, Romney tenha criticado fortemente Donald Trump, depois eleito presidente, em sua recente campanha em Utah reduziu as referências ao atual governante.

Acompanhe tudo sobre:Eleições americanasEstados Unidos (EUA)Utah

Mais de Mundo

Milei facilita acesso a armas e decreta redução da idade mínima para posse na Argentina

Ministra da Educação de Trinidad e Tobago e seus dois filhos morrem em um incêndio

Yamandú Orsi anuncia seu gabinete e escolhe Mario Lubetkin como futuro chanceler do Uruguai