Mundo

Ministro do Vietnã anuncia visita à Coreia do Norte

A reunião será sobre a segunda cúpula entre o líder norte-coreano, Kim Jong-un, e o presidente americano, Donald Trump, no final de fevereiro

EUA-Coreia do Norte: os líderes dos dois países vão se reunir em Hanói nos dias 27 e 28 de fevereiro (Kevin Lim/The Straits Times/Reuters)

EUA-Coreia do Norte: os líderes dos dois países vão se reunir em Hanói nos dias 27 e 28 de fevereiro (Kevin Lim/The Straits Times/Reuters)

E

EFE

Publicado em 11 de fevereiro de 2019 às 11h08.

Ho Chi Minh — O ministro das Relações Exteriores do Vietnã, Pham Binh Minh, realizará nesta semana uma visita oficial de três dias à Coreia do Norte, onde se reunirá com seu colega norte-coreano, Ri Yong-ho, informou nesta segunda-feira a Chancelaria do país.

A visita, que se prolongará de 12 a 14 de fevereiro, acontece dois meses depois da viagem oficial que Ri realizou a Hanói para explorar o modelo de abertura econômica empreendido pelo Vietnã nas últimas três décadas.

Ambos chanceleres se reunirão em Pyongyang apenas duas semanas antes da cúpula entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o líder norte-coreano, Kim Jong-un, que acontecerá em Hanói 27 e 28 de fevereiro.

Este será o segundo encontro entre Trump e o herdeiro da dinastia dos Kim, após a cúpula realizada em Singapura em junho do ano passado.

O líder norte-coreano poderia aproveitar a cúpula de Hanói para fazer uma visita de Estado ao Vietnã.

Apesar dos vínculos históricos bilaterais, esta seria a primeira viagem de um líder norte-coreano ao país desde a reunificação do Vietnã em 1975, ao final da guerra entre o comunista Vietnã do Norte e o pró-ocidental o Vietnã do Sul.

Acompanhe tudo sobre:Armas nuclearesCoreia do NorteDiplomaciaDonald TrumpEstados Unidos (EUA)Kim Jong-unVietnã

Mais de Mundo

Putin promete mais 'destruição na Ucrânia após ataque contra a Rússia

Novo líder da Síria promete que país não exercerá 'interferência negativa' no Líbano

Argentinos de classe alta voltam a viajar com 'dólar barato' de Milei

Trump ameaça retomar o controle do Canal do Panamá