Ministro destaca renovação da RGR para setor elétrico
O ministro das Minas e Energia, Marcio Zimmerman, considerou importante e necessária a prorrogação da Reserva Global de Reversão até 2035
Da Redação
Publicado em 31 de dezembro de 2010 às 14h07.
Brasília - O ministro das Minas e Energia, Marcio Zimmerman, considerou importante e necessária a prorrogação da Reserva Global de Reversão (RGR) até 2035, conforme determinação na Medida Provisória 517, publicada hoje no Diário Oficial da União.
"Eu acho que se você pensar em Brasil, as características do Brasil e as características do setor elétrico, este é um fundo muito importante. É um fundo que ajuda a fazer investimentos e ajuda a universalizar, levar energia para todos, ajuda a eficiência energética, ajuda o desenvolvimento de fontes energéticas. Ele tem um papel muito amplo e isso é importante", disse Zimmerman.
Hoje, o presidente-executivo da Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia e de Consumidores Livres (Abrace), Paulo Pedrosa, criticou, por meio de nota, a prorrogação do encargo, afirmando que "o governo perdeu uma oportunidade muito importante de reverter parte da explosão dos custos da energia para os consumidores".
Mas o ministro discorda. Ele lembrou que a RGR foi prorrogada a primeira vez em 2002 e que uma nova avaliação dos Ministérios de Minas e Energia e da Fazenda apontou a necessidade de prorrogação. "A RGR possibilitou levar energia elétrica para todos os brasileiros, dentro do programa Luz para Todos, que recebeu muitos recursos da reserva. Toda a rede elétrica foi recuperada com base na RGR", afirmou.