Mundo

Milhares marcham em Madri contra plano para limitar aborto

Projeto de lei pretende restringir o aborto a casos de estupro ou perigo grave para a saúde da mãe

Milhares de manifestantes saem às ruas de Madri para protestar contra os planos do governo da Espanha para limitar abortos (REUTERS/Andrea Comas)

Milhares de manifestantes saem às ruas de Madri para protestar contra os planos do governo da Espanha para limitar abortos (REUTERS/Andrea Comas)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2014 às 13h49.

Madri - Milhares de pessoas marcharam na capital da Espanha, no sábado, para protestar contra um plano do governo de limitar o aborto, que tem causado divisões no partido conservador governista, o Partido Popular.

Manifestantes de todo o país se juntaram à manifestação até agora contra um projeto de lei para restringir o aborto a casos de estupro ou perigo grave para a saúde da mãe.

Há quatro anos, a Espanha se alinhou com a maior parte do resto da Europa, quando o então governo socialista legalizou o aborto nas primeiras 14 semanas de gravidez.

"Este é um passo para trás. Vamos voltar 30 anos", disse Pilar Abad, 58, entre os manifestantes que marcharam da principal estação de trem até o parlamento nacional.

"Nós realmente esperamos que eles mudem essa lei durante o debate parlamentar, é por isso que estamos aqui", disse ela.

O gabinete do primeiro-ministro Mariano Rajoy aprovou o projeto de lei sobre o aborto em dezembro - em um movimento visto como tentativa de apaziguar a direita descontente do seu partido -, mas o projeto ainda não foi enviado ao Parlamento para debate.

Acompanhe tudo sobre:AbortoEspanhaEuropaMadriPiigsProtestosProtestos no mundo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia