Milhares de pessoas protestam contra o governo turco

O escândalo político-financeiro reativou a contestação antigovernamental, seis meses depois de grandes manifestações que agitaram o país

Ancara – Dezenas de milhares de pessoas protestaram neste sábado em Ancara contra o governo islamita moderado de Recep Tayyip Erdogan, atingido por um escândalo de corrupção sem precedentes.

Cerca de 20.000 pessoas, segundo um fotógrafo da AFP, responderam à convocação dos sindicatos e das ONGs para se dirigir à praça Sihiye, onde gritaram “A revolução limpará esta sujeira” ou “São uns ladrões”, em referência ao Partido da Justiça e do Desenvolvimento (AKP), no poder.

Os manifestantes também agitavam falsos dólares com o rosto de Erdogan.

O país está afundado há três semanas em um escândalo no qual estão envolvidas dezenas de personalidades próximas ao governo islamita moderado e que ameaça diretamente a posição do primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan, a três meses das eleições municipais.

O escândalo político-financeiro reativou a contestação antigovernamental, seis meses depois de grandes manifestações que agitaram a Turquia.

Erdogan denuncia um complô e acusa a polícia e a justiça de quererem desacreditar seu governo com as investigações anticorrupção que lançaram.

A tensão entre o governo turco e a justiça se converteu em guerra aberta na sexta-feira, quando o Parlamento começou a analisar a controversa proposta de lei para reforçar o controle político sobre o sistema judicial.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.