Mundo

Milhares de holandeses se reúnem para saudar novo rei

A rainha Beatrix abdicará do trono ainda hoje em favor de seu primogênito, Willem-Alexander

Milhares de holandeses se reúnem para cerimônia de abdicação da rainha Beatrix, em Amesterdã
 (REUTERS / Laurent Dubrule)

Milhares de holandeses se reúnem para cerimônia de abdicação da rainha Beatrix, em Amesterdã (REUTERS / Laurent Dubrule)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de abril de 2013 às 06h32.

Amsterdã - Milhares de holandeses se concentraram nesta terça-feira na Praça Dam, no centro de Amsterdã, para se despedir da rainha Beatrix, que abdicará do trono ainda hoje, e dar as boas-vindas ao seu primogênito, Willem-Alexander, como novo rei dos Países Baixos.

As autoridades de Amsterdã instalaram na praça, com capacidade para 25 mil pessoas, telões para que holandeses e visitantes possam acompanhar as cerimônias que começaram às 5h de Brasília.

Levando coroas de papel ou de plástico, camisetas, cachecóis e chapéus laranja, os holandeses já celebram o dia, muitos após uma longa noite de festejos em bares e cafés da cidade, que amanheceu sob um frio quase invernal.

Assim que Beatrix passar a coroa a Willem-Alexander, de 46 anos, ele se tornará o rei mais jovem das monarquias ocidentais e o primeiro homem a reinar nos Países Baixos há mais de um século. Com isso, sua esposa Máxima, terá o título de rainha consorte.

A cerimônia acontece no Palácio Real de Amsterdã, e após a cerimônia Beatrix, Willem-Alexander e Máxima, assim como suas três filhas, saudarão da sacada o povo concentrado na Praça Dam.

Acompanhe tudo sobre:EuropaHolandaPaíses ricos

Mais de Mundo

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA

Refugiados sírios tentam voltar para casa, mas ONU alerta para retorno em larga escala

Panamá repudia ameaça de Trump de retomar o controle do Canal

Milei insiste em flexibilizar Mercosul para permitir acordos comerciais com outros países