Mundo

Michael Cohen processa Organização Trump por calote de despesas legais

Ex-advogado de Trump afirma que a organização se recusa a pagar qualquer um de seus honorários e que lhe devia cerca de 1,9 milhão de dólares

O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu ex-advogado, Michael Cohen (Jonathan Ernst/Reuters)

O presidente dos EUA, Donald Trump, e seu ex-advogado, Michael Cohen (Jonathan Ernst/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 7 de março de 2019 às 17h12.

Nova York — Michael Cohen, ex-advogado pessoal do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, processou a Organização Trump nesta quinta-feira, acusando-a de não reembolsar despesas legais que lhe couberam em questões decorrentes do trabalho em nome da entidade.

Em uma queixa apresentada a um tribunal estadual de Nova York em Manhattan, Cohen disse que a Organização Trump violou suas obrigações de indenizá-lo depois que ficou claro que ele cooperaria em investigações sobre seu trabalho, inclusive o inquérito do procurador-especial Robert Mueller sobre a influência russa na eleição presidencial de 2016.

A Organização Trump não respondeu de imediato a pedidos de comentário.

Cohen disse que a organização se recusa a pagar qualquer um de seus honorários ou despesas legais desde maio de 2018, e que até o dia 25 de janeiro de 2019 lhe devia cerca de 1,9 milhão de dólares.

Ele ainda disse que a entidade também é responsável por outros 1,9 milhão de dólares que ele deve como parte de sua pena criminal.

Em dezembro, Cohen foi condenado a três anos de prisão depois de se declarar culpado de violações de finanças de campanha federais, incluindo o pagamento de "dinheiro pelo silêncio" de duas mulheres que disseram ter tido encontros sexuais com Trump. O presidente nega as alegações.

A Rússia negou ter interferido na eleição de 2016, e Trump disse não ter havido conluio entre sua campanha e Moscou, rotulando o inquérito Mueller de "caça às bruxas".

 

Acompanhe tudo sobre:Donald TrumpEstados Unidos (EUA)

Mais de Mundo

Trump anuncia criação de vistos 'Gold Card' por US$ 5 para atrair milionários aos EUA

Ucrânia fecha acordo com EUA sobre recursos minerais, diz imprensa americana

Novo boletim médico do Papa Francisco afirma que condição 'permanece crítica, mas estável'

Administração Trump autoriza que agências ignorem ordem de Musk sobre e-mails de prestação de contas