México eleva nível de alerta por atividade do vulcão Popocatépetl
Dezenas de abrigos já foram habilitados na área próxima do vulcão, que registra aumento de atividade com exalações e explosões moderadas
Agência de notícias
Publicado em 21 de maio de 2023 às 18h52.
As autoridades mexicanas elevaram, neste domingo (21), o nível de alerta para o vulcão Popocatépetl, no centro do país, devido ao aumento de sua atividade, que poderia afetar a aviação e algumas populações, inclusive mais distantes, pelo lançamento de fragmentos.
Um dia depois de as operações no aeroporto da Cidade do México terem sido suspensas temporariamente pela queda de cinzas, a Defesa Civil anunciou que o nível de alerta passou de "amarelo fase 2 para amarelo fase 3". Trata-se do nível logo abaixo do vermelho, de alta periculosidade, que também é dividido em duas fases, explicou a coordenadora do órgão, Laura Velázquez, em entrevista coletiva.
- Embraer e Azorra fecham novo acordo com Royal Jordanian para 8 jatos comerciais
- Tarifas dos aeroportos de Galeão e Confins são reajustadas; confira os valores
- Presidente do Banco Central destaca importância de reformas estruturais para reduzir taxa de juros
- Filho do fundador da Vivara (VIVA3) já vendeu mais 60% de sua participação
- 13º salário do INSS: consulta ao pagamento será liberado no domingo
- Zelensky pede reunião com Lula antes da cúpula do G-7, em Hiroshima
O Popocatépetl, cujo processo eruptivo reativou-se em dezembro de 1994, fica nos limites dos estados de México, Morelos e Puebla. A capital de Puebla - de mesmo nome - amanheceu neste domingo coberta por uma camada cinza, observou um repórter da AFP.
Durante a nova fase, prevê-se uma "atividade eruptiva de explosividade em baixa intensidade", por isso são esperadas "explosões leves a moderadas que lancem fragmentos no entorno da cratera", chuva de cinzas em populações próximas e em algumas cidades mais distantes e "risco para a aviação".
Também poderia ter "crescimento importante de domos (de lava) e possibilidade de expulsão de magma", assim como "explosões importantes de intensidade crescente que lançam fragmentos a distâncias consideráveis", advertiu Velázquez.
A elevação do alerta, feito por recomendação de um comitê científico, obriga autoridades e órgãos de socorro a preparar pessoal, equipamentos de evacuação e abrigos diante de uma eventual emergência. Além disso, as autoridades terão que adotar medidas para evitar danos causados por queda de cinzas e fragmentos de materiais.
Dezenas de abrigos já foram habilitados na área próxima do vulcão, que, desde a noite de sexta, registra aumento de atividade com exalações e explosões moderadas, acompanhadas de emissão de cinzas e fragmentos incandescentes perto da cratera.
No sábado, as operações no Aeroporto Benito Juárez da Cidade do México e no Aeroporto Internacional Felipe Ángeles, situado em Zumpango e que também serve à capital, foram suspensas temporariamente. O Benito Juárez, que registrou movimento de 46,2 milhões de passageiros em 2022, ficou fechado durante pouco mais de cinco horas, o que obrigou a modificação de itinerários.
O Popocatépetl é monitorado permanentemente devido ao risco que sua atividade representa para a população que mora em áreas próximas.