México e América Central irão debater imigração na era Trump
Chanceler de Honduras afirmou que ministros da América Central querem discurtir com o chanceler mexicano, Luis Videgaray, sobre problemas de imigração
Reuters
Publicado em 9 de fevereiro de 2017 às 09h40.
Cidade do México - Os ministros das Relações Exteriores de México , Honduras , El Salvador e Guatemala irão se reunir em solo mexicano na semana que vem para debater reações à política imigratória do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou o embaixador hondurenho no México na quarta-feira.
Os ministros da América Central querem abrir linhas de comunicação com o chanceler mexicano, Luis Videgaray, para discutir problemas a respeito da imigração e da circulação de centro-americanos, revelou Alden Rivera em uma entrevista.
"É um primeiro ponto de contato... não esperamos ter uma resposta", disse Rivera.
O encontro entre Videgaray e os três colegas irá acontecer na Cidade do México, segundo Rivera.
O Ministério das Relações Exteriores mexicano disse ainda não haver nenhuma reunião oficial no calendário.
Rivera disse que sua maior preocupação é a mudança na política imigratória dos EUA e como o México irá reagir a isso, o que terá impacto na América Central.
Trump prometeu deportar milhões de imigrantes sem documentos vivendo nos EUA e construir um muro na fronteira com o México.
"Nenhum país está pronto para uma deportação em massa. Seria um risco grande. Poderíamos mergulhar em uma crise humanitária", disse.
Em novembro a Reuters noticiou que Honduras, El Salvador e Guatemala concordaram em juntar forças e buscar apoio do México para elaborar uma reação do grupo ao governo de Trump.