Merkel lembra Mandela como líder que mudou o país

A chanceler alemã, Angela Merkel, fez um pronunciamento para lembrar o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, como líder político

Berlim - A chanceler alemã, Angela Merkel, fez um pronunciamento nesta sexta-feira para lembrar que o ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, como líder político, mudou o destino de seu país com sua "força".

A chefe do Governo alemão, que ontem enviou uma mensagem de condolências por escrito após saber sobre a morte de Mandela, ressaltou que o líder da luta contra o Apartheid era uma "pessoa maravilhosa".

"Conhecê-lo foi um dos momentos de mais apreço da minha carreira política", disse Merkel em uma breve declaração.

A chanceler caracterizou Mandela como "um exemplo para o mundo inteiro" e destacou que os anos nos quais passou na prisão não o fizeram perder a vontade pela reconciliação.

"Os muitos anos que passou na prisão não mudaram Nelson Mandela. De sua mensagem pela reconciliação surgiu uma África do Sul nova e melhor", apontou.

"O exemplo de Nelson Mandela e seu legado político a favor da liberdade e a não violência, assim como seu repúdio a qualquer tipo de racismo ficarão como uma inspiração para o mundo inteiro e por muito tempo", acrescentou a chanceler.

Por sua vez, o presidente alemão, Joachim Gauck, assegurou que o ex-presidente sul-africano encarnava "a reconciliação e a justiça", além de um exemplo de como é possível superar o ódio, a violência e o racismo.

"Como grande homem de estado, encarnava como poucos em sua própria pessoa a reconciliação, a paz e a justiça", disse em mensagem de condolências à viúva de Mandela, Graça Machel.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.