Mundo

Merkel assina plano para integrar imigrantes na Alemanha

O plano dá ênfase à aprendizagem do idioma local, a inserção no mercado de trabalho e a incorporação à administração pública

Angela Merkel assinou a iniciativa durante a quinta Cúpula da Integração, na qual participaram 120 representantes dos governos central e regionais (Sean Gallup/Getty Images)

Angela Merkel assinou a iniciativa durante a quinta Cúpula da Integração, na qual participaram 120 representantes dos governos central e regionais (Sean Gallup/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de janeiro de 2012 às 14h02.

Berlim - A Alemanha aprovou nesta terça-feira seu Plano de Ação sobre Integração, que dá ênfase à aprendizagem do idioma local, a inserção no mercado de trabalho e a incorporação à administração pública.

A chanceler Angela Merkel assinou a iniciativa durante a quinta Cúpula da Integração, na qual participaram 120 representantes dos governos central e regionais, assim como dos setores econômicos, cultural e da sociedade civil.

A chefe de governo considerou que a 'diversidade' demográfica do país, onde um de cada cinco tem 'ascendência estrangeira', deve ser mais refletida em áreas como a administração e o jornalismo para reforçar uma 'melhor incorporação'.

A responsável pela Integração do governo alemão, Maria Böhmer, acrescentou em entrevista coletiva que para 'a coesão' da Alemanha 'é decisivo que a crescente diversidade também se reflita nos serviços públicos'.

Maria ressaltou que para melhor integração é 'especialmente importante' a aprendizagem do idioma e disse que o Executivo destinará 400 milhões de euros nos próximos quatro anos para reforçar o estudo da língua alemã em quatro mil creches do país.

A funcionário afirmou ainda que a Alemanha necessita de mais imigrantes que sejam mão de obra qualificada, assim como professores, policiais e bombeiros, dentro de uma estratégia clara de 'abertura intercultural'.

'Os empregados de famílias imigrantes são importantes construtores de pontes por seus conhecimentos linguísticos e suas próprias experiências culturais', opinou. 

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesPolíticosPaíses ricosEuropaImigraçãoAlemanhaAngela Merkel

Mais de Mundo

Forças dos EUA atacam sul do Irã após Trump ressaltar progressos em acordo de paz

Trump diz que Irã nunca obterá uma arma nuclear em meio às negociações para encerrar guerra

Flávio Bolsonaro chega aos EUA sem confirmar encontro com Trump

China prevê investir mais de RMB 5 trilhões em novas redes elétricas até 2030