Mundo

Merkel apoia Guindos para chefe do Eurogrupo

Merkel afirmou que ela apoia Guindos, ministro espanhol das Finanças, para chefiar o grupo que teve um papel crucial na resposta à crise da dívida soberana


	Luis de Guindos: segundo Merkel, o dirigente era "um excelente ministro das Finanças, que guiou a Espanha em momentos difíceis"
 (AFP)

Luis de Guindos: segundo Merkel, o dirigente era "um excelente ministro das Finanças, que guiou a Espanha em momentos difíceis" (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de agosto de 2014 às 11h22.

Madri - A chanceler alemã, Angela Merkel, disse nesta segunda-feira que apoiará o candidato de Espanha para liderar o Eurogrupo, Luis de Guindos.

Merkel afirmou que ela apoia Guindos, que é ministro espanhol das Finanças, para chefiar o grupo que teve um papel crucial na resposta do bloco da moeda à crise da dívida soberana, porque o dirigente era "um excelente ministro das Finanças, que guiou a Espanha em momentos difíceis."

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, afirmou que tinha proposto aos líderes europeus que Guindos sucedesse Jeroen Dijsselbloem, que se tornou presidente do Eurogrupo no início de 2013. O mandato de Dijsselbloem termina no meio do ano que vem e ele não disse se deve pedir renúncia antecipada.

Segundo Merkel, Guindos ganhou seu apoio, em parte por trabalhar de perto com o ministro das Finanças da Alemanha para criar uma união bancária europeia. Fonte: Dow Jones Newswires.

Acompanhe tudo sobre:Angela MerkelEuropaPersonalidadesPolíticosZona do Euro

Mais de Mundo

Com margem estreita, Milei tenta aprovar pacote de reformas no Senado argentino

Às vésperas do G7, EUA anuncia mais sanções contra Rússia pela guerra na Ucrânia

Gorjetas no exterior: dicas para viajar sem estresse

Milei retira Aerolíneas e Correios de lista de privatizações para tentar aprovar Lei de Bases

Mais na Exame