Medvedev: Rússia não tem "relações privilegiadas" com Síria

"Não há nenhuma relação especial ou privilegiada com o presidente (Bashar) al-Assad", disse o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev

Paris - A Rússia não tem uma "relação especial" com o presidente sírio, Bashar al-Assad, afirmou nesta terça-feira o primeiro-ministro russo, Dmitry Medvedev, considerando que poderia se falar em relações "especiais" na época da URSS e do presidente Hafez al-Assad.

"Não há nenhuma relação especial ou privilegiada com o presidente (Bashar) al-Assad. Tais relações, que existiam na União Soviética com seu pai (Hafez al-Assad), não existem em nosso país com o atual presidente", explicou o líder russo durante uma coletiva de imprensa em Paris, após uma reunião com o seu homólogo francês, Jean-Marc Ayrault.

"Tivemos e temos (com Damasco) boas relações de trabalho", acrescentou Dmitry Medvedev, presidente de um país considerado um dos principais aliados do regime sírio, junto com China e Irã,.

"Não é nosso papel apoiar qualquer regime que seja", disse ele.

No entanto, observou o primeiro-ministro russo, "consideramos não ser conveniente interferir nos assuntos internos de nações soberanas, mesmo se temos objeções quanto à aplicação dos direitos humanos".

"Podemos, é claro, opinar sobre este assunto, junto ao presidente Assad e a oposição, porque o sangue é derramado em ambos os lados e eles carregam a mesma responsabilidade pelo o que acontece lá", disse Medvedev .

"Nossa tarefa é levá-los à mesa de negociações", concluiu o primeiro-ministro russo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.