Mundo

Mediador da ONU se reúne com as duas delegações sírias

O mediador da ONU para o processo de paz na Síria se reuniu com a delegação que representa o regime sírio e, depois, se reunirá com a oposição

O mediador da ONU para o processo de paz na Síria, Lakhdar Brahimi: hoje será previsivelmente o último desta segunda rodada de negociações (Denis Balibouse/Reuters)

O mediador da ONU para o processo de paz na Síria, Lakhdar Brahimi: hoje será previsivelmente o último desta segunda rodada de negociações (Denis Balibouse/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2014 às 08h04.

Genebra - O mediador da ONU para o processo de paz na Síria, Lakhdar Brahimi, se reuniu nesta sexta-feira em Genebra com a delegação que representa o regime sírio e, depois, se reunirá com a oposição, em um dia que será previsivelmente o último desta segunda rodada de negociações.

A porta-voz da ONU, Corinne Momal-Vanian, confirmou estes encontros separadamente nesta nova sessão de conversas que se iniciou por volta das 10h30 local (7h30, em Brasília).

Os "números dois" da diplomacia dos Estados Unidos e Rússia participaram ontem no processo de paz, em um encontro trilateral com Brahimi, em uma tentativa de incentivar o diálogo entre as duas partes sírias, obstinadas em suas posturas iniciais.

Por enquanto, não ocorreram acordos e nem sequer a ordem da agenda de temas para abordar nas conversas de paz, já que o regime insiste em acabar com o terrorismo antes de tratar outras questões, enquanto a oposição acredita que o primeiro passo é a criação de um órgão de Governo transitório.

Este segundo rodízio de conversas está bloqueado desde o primeiro dia por estas diferenças, até agora insolúveis, entre as partes.

Ontem, Brahimi disse que acreditava que a presença de representantes da Rússia e EUA, como países promotores deste processo e interlocutores do regime e oposição respectivamente, sirva para dar um impulso às negociações.

Nos últimos dias, diversas fontes apontaram a possibilidade de um novo rodízio de conversas após uma semana de pausa, embora não houve nenhuma confirmação oficial da ONU a respeito.

As duas delegações reiteraram sua vontade de continuar com o processo e de retornar para Genebra para uma terceira rodada que deve ser convocada pelo mediador.

Acompanhe tudo sobre:Bashar al-AssadONUPolíticosSíria

Mais de Mundo

Putin pede desculpas por queda de avião da Azerbaijan Airlines

Crise política afeta economia da Coreia do Sul

Geórgia se prepara para a posse de um presidente com posições ultraconservadoras e antiocidentais

Ataques israelenses matam ao menos 48 pessoas na Faixa de Gaza nas últimas 24h