EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 24 de outubro de 2011 às 12h47.
Brasília - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá ao México para receber mais um prêmio em reconhecimento por seus esforços a favor do desenvolvimento e da igualdade social, além de participar de um encontro de líderes políticos e empresários, informou nesta segunda-feira seu escritório de imprensa.
Desde que deixou a presidência, Lula recebeu inúmeras homenagens, passando por Ásia, África, Europa e América. Agora, o ex-presidente receberá o prêmio Amalia Solórzano, oferecido pelo Centro Lázaro Cárdenas.
O júri, que premiou Lula, foi integrado por personalidades da cultura mexicana, como a atriz e ativista Ofelia Medina, o produtor e ator Diego Luna e a jornalista e escritora Lidia Cacho, além de figuras de outros países ibero-americanos, como o cantor espanhol Joan Manuel Serrat.
A cerimônia será realizada na noite desta terça-feira no Palácio da Mineração, na capital mexicana. Antes da premiação, Lula participará da 11º Cúpula de Negócios, que irá reunir empresários e políticos na cidade de Querétaro. O encontro pretender levantar um debate sobre a situação da América Latina no atual contexto de crise internacional. EFE