Mundo

Leilão do pré-sal em outubro será no Rio, informa a ANP

Brasília chegou a ser cogitada pela diretora da agência para sediar o leilão


	Diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, durante a cerimônia de abertura da 11ª Rodada de áreas de exploração de petróleo e gás no Brasil no Rio de Janeiro
 (Ricardo Moraes/Reuters)

Diretora-geral da ANP, Magda Chambriard, durante a cerimônia de abertura da 11ª Rodada de áreas de exploração de petróleo e gás no Brasil no Rio de Janeiro (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de junho de 2013 às 11h30.

Rio de Janeiro - O leilão do pré-sal será realizado no Rio de Janeiro e não em Brasília, como chegou a ser cogitado pela diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Magda Chambriard.

Na época, a interpretação do mercado foi de que aconteceria na capital federal para que a presidente Dilma Rousseff pudesse participar.

"Mas existe avião. Ela poderá vir. Será muito bem-vinda", brincou o diretor da agência Helder Queiroz, complementando que, do ponto de vista logístico, será melhor que a concorrência aconteça no Rio.

"O leilão tem todo um significado importante que não podemos negar. Não é qualquer leilão", disse o diretor da agência.

Após audiência pública sobre o pré-edital do leilão do pré-sal, ele informou ainda que, junto do edital, será divulgada na segunda quinzena de junho a minuta do contrato de concessão.

A expectativa, disse ele, é de que este documento receba muito mais contribuições e mereça muito mais a atenção dos agentes do mercado do que o pré-edital debatido hoje, na sede da agência. "A etapa mais interessante, que irá suscitar maior interesse, será a relativa à minuta do contrato de partilha", afirmou.

Sobre as manifestações que ocorreram no entorno do prédio da ANP, questionando a legitimidade do processo licitatório do leilão, Queiroz afirmou que as reivindicações fazem parte do debate democrático.

Acompanhe tudo sobre:ANPEnergiaLeilõesPetróleoPré-sal

Mais de Mundo

Kamala e Trump dizem que estão prontos para debate e Fox News propõe programa extra

Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

Eventual governo de Kamala seria de continuidade na política econômica dos EUA, diz Yellen

Maduro pede voto de indecisos enquanto rival promete 'não perseguir ninguém' se for eleito

Mais na Exame