Mundo

Kim Jong-un recebe sul-coreanos para incentivar diálogo com EUA

O encontro tem por objetivo melhorar o diálogo entre Coreia do Norte e Estados Unidos sobre o programa nuclear militar norte-coreano

Kim Jong-un recebe sul-coreanos em viagem histórica (KCNA/Reuters)

Kim Jong-un recebe sul-coreanos em viagem histórica (KCNA/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 5 de março de 2018 às 10h27.

Última atualização em 5 de março de 2018 às 11h23.

Uma delegação da Coreia do Sul se encontrou com o líder norte-coreano, Kim Jong Un, nesta segunda-feira, durante uma visita ao país vizinho que visa incentivar um diálogo entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos.

Washington e Pyongyang expressaram a disposição de conversar, mas o presidente dos EUA, Donald Trump, exige que primeiro o regime norte-coreano abra mão de seu programa de armas nucleares.

A Coreia do Norte, que prometeu jamais abdicar desse elemento de dissuasão contra o que vê como uma hostilidade norte-americana, disse que não conversará com pré-condições.

O país recluso, que não faz segredo de sua meta de criar um míssil com ogiva nuclear capaz de atingir o território continental dos EUA, desafiando resoluções do Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU), também teme um exercício militar conjunto entre os EUA e a Coreia do Sul, que vê como preparativos para uma guerra.

Autoridades sul-coreanas disseram que o exercício terá início no mês que vem, como planejado, depois de ser adiado devido à Olimpíada de Inverno realizada no mês passado na Coreia do Sul.

A delegação sul-coreana de 10 pessoas, liderada pelo diretor do Escritório de Segurança Nacional, Chung Eui-yong, foi recebida por autoridades norte-coreanas depois de pousar em Pyongyang, disse Kim Eui-kyeom, porta-voz do gabinete presidencial de Seul.

Entre os norte-coreanos presentes no aeroporto estava Ri Son Gwon, presidente do Comitê para a Reunificação Pacífica do País, e Kim Yong Chol, que comanda o Departamento da Frente Unida, escritório responsável por assuntos intercoreanos. Ambos visitaram a Coreia do Sul em fevereiro durante os Jogos.

Mais tarde a delegação sul-coreana foi convidada a se reunir a Kim Jong Un durante um jantar, acrescentou o porta-voz sul-coreano.

As autoridades sul-coreanas em visita são as mais graduadas de sua nação a se encontrarem com Kim Jong Un desde que ele assumiu o poder no final de 2011, na esteira da morte de seu pai, Kim Jong Il.

"Expressaremos o desejo do presidente Moon Jae-in de alcançar a desnuclearização da península coreana e a paz permanente ampliando a boa vontade e as relações intercoreanas melhores criadas pela Olimpíada de Inverno de Pyeongchang", disse Chung na Coreia do Sul antes da partida da delegação.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulDiplomacia

Mais de Mundo

Eleições EUA: Kamala tem 44% das intenções de voto e Trump, 42%, diz pesquisa Reuters/Ipsos

O medo da 'uberização' da prostituição em uma Paris olímpica

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Mais na Exame