Exame Logo

KC-30: por que Lula viajou em um avião da Airbus que teve nome 'trocado'?

Aeronave usada na viagem é uma versão do Airbus A330, muito utilizado em voos internacionais de longa duração

O presidente Lula e sua comitiva, com o KC-30 ao fundo, ao chegarem em Tóquio (Ricardo Stuckert/Divulgação)
Rafael Balago
Rafael Balago

Repórter de macroeconomia

Publicado em 25 de março de 2025 às 11h26.

Última atualização em 25 de março de 2025 às 11h48.

O presidente Luiz Inacio Lula da Silva viajou aoJapão em uma aeronave chamada de KC-30. No entanto, a aeronave é uma versão do Airbus A330-200, um avião de uso comum em voos de longa distância.

O nome KC-30 se refere a um programa da Força Aérea Brasileira, que adquiriu a aeronave em 2022, no governo de Jair Bolsonaro. É o maior avião da frota da Aeronáutica brasileira e, na época, custou US$ 80 milhões.

Veja também

O modelo leva geralmente entre 220 e 260 passageiros, mas pode ser configurado para levar até 406 pessoas. Ele pode voar por até 15.094 km por viagem e decolar com até 251 toneladas a bordo, incluindo o combustível.

É comum que os aviões "mudem" de nome ao serem usados para fins militares, pois recebem modificações. O modelo usado por Lula foi configurado para poder ser reabastecido em pleno voo e está preparado para operações de resgate e ajuda humanitária.

O KC-30 usado por Lula foi adquirido da Azul Linhas Aéreas, que venceu uma licitação. A Azul usa o modelo em voos que conectam o Brasil aos Estados Unidos e Europa.

Acompanhe tudo sobre:Luiz Inácio Lula da SilvaJapãoAviaçãoAirbus

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as notícias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame