Kamala Harris, vice-presidente dos EUA e candidata à Presidência (Mark Felix/AFP)
Repórter de macroeconomia
Publicado em 5 de agosto de 2024 às 17h26.
Chicago - A política americana passou o fim de semana à espera de um anúncio: quem será o vice de Kamala Harris na chapa democrata? A segunda-feira avança, e a resposta ainda não veio.
A expectativa pelo anúncio surgiu porque Kamala avisou que fará um tour nesta semana, por vários estados decisivos, ao lado do candidato à vice. O primeiro dos eventos será na Pensilvânia, na terça de noite. Assim, a expectativa é que o anúncio ocorra antes disso.
Os nomes mais cotados para vice na chapa democrata, segundo a imprensa americana, são:
Segundo a agência Reuters, Shapiro e Kelly são os favoritos na disputa, pelo potencial de atraírem eleitores em dois estados fundamentais para a disputa presidencial. No entanto, Shapiro vem sendo questionado por ser judeu. Isso poderia afastar eleitores que defendem a Palestina. O tema é importante especialmente em Michigan, outro estado decisivo, que tem grande população árabe.
O processo de escolha está gerando muitos embates dentro do partido. Os democratas buscam levar em conta vários fatores, como a capacidade de mobilizar eleitores, de arrecadar doações e se não havia nada no passado deles que pudesse comprometer a campanha.
“Os democratas estão estudos com grupos focais com eleitores para avaliar o potencial de trazer votos e uma pesquisa extensiva sobre possíveis polêmicas no passado que pudessem ser exploradas por rivais”, diz Mauricio Moura, professor da Universidade George Washington e analista no podcast O Caminho para a Casa Branca.
Há dúvidas também como será feito o anúncio do nome do vice na chapa. Um site da campanha pede que apoiadores coloquem ali seu número de telefone, para serem avisados em primeira mão quando a escolha for feita. Enquanto o anúncio não vem, quem se cadastrou recebe pedidos diários de doações para a campanha.