Mundo

Kadafi se acha em lugar seguro e está animado, diz porta-voz

Anúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa em frente ao prédio destruído em Bab Al Aziziya, residência de Kadafi

Porta-voz do governo Kadafi (AFP  Joseph Eid)

Porta-voz do governo Kadafi (AFP Joseph Eid)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de abril de 2011 às 20h31.

Trípoli - O coronel Muamar Kadhafi está em Trípoli, em um local seguro, e animado, declarou nesta segunda-feira o porta-voz do regime líbio, Mussa Ibrahim, que classificou o bombardeio que destruiu o escritório do dirigente líbio de "ato terrorista" e de "tentativa de assassinato".

"O coronel Kadhafi se encontra bem, goza de boa saúde e está animado", declarou Ibrahim durante uma coletiva de imprensa em frente ao prédio destruído em Bab Al Aziziya, residência de Kadhafi.

O coronel Kadhafi está num "lugar seguro, trabalha todos os dias, trava uma batalha para fornecer a seu povo serviços, comida, medicamentos e combustível", acrescentou Ibrahim, na presença de uns vinte embaixadores de países africanos e asiáticos.

Disse ainda que o ataque contra o escritório de Kadhafi é "um tentativa de assassinato". Insistiu que é um ato próprio "da máfia ou de bandos criminosos".

Segundo Ibrahim, três funcionários morreram neste ataque e outros 45 ficaram feridos, 15 com gravidade.

O porta-voz pediu à comunidade internacional que "denuncie esta agressão que viola a resolução 1973", e convite a Otan a "parar com sua agressão e começar a negociar uma solução política para a crise líbia".

Segundo ele, os rebeldes e a Otan têm medo da paz, apesar de o regime líbio estar disposto a todas as iniciativas de paz.

"Por que não vêm ao terreno colocar à prova nossa honradez e nossa transparência? Dissemos sim às eleições, sim a um referendo, sim a um período transitório e sim às negociações", concluiu.

O regime líbio sofreu nesta segunda-feira uma derrota simbólica quando um ataque aéreo da Otan destruiu completamente um prédio do complexo residencial de Kadhafi em Trípoli, enquanto os rebeldes marcaram um claro avanço em Misrata, cenário de violentos combates há duas semanas.

Um prédio do complexo residencial de Kadhafi que funciona como escritório foi destruído na área de Bab Al-Aziziya, ao mesmo tempo em que fortes explosões foram ouvidas em vários bairros da capital.

Uma sala de reuniões, diante do gabinete de Kadhafi, foi atingida pela onda da explosão e foi parcialmente destruída.

Dirigentes africanos se reuniram na mesma sala com Kadhafi há duas semanas para preparar um plano de paz aceito pelo regime e rejeitado pela região.

Fortes explosões também foram ouvidas durante a madrugada em vários bairros da capital líbia, que é alvo de ataques aéreos da Otan desde sexta-feira.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaDitaduraGuerrasLíbiaMuammar KadafiPolíticos

Mais de Mundo

O medo da 'uberização' da prostituição em uma Paris olímpica

Biden promete "ir fundo" em investigação após demissão de diretora do Serviço Secreto

"Yes, we Kam" surge como lema da campanha de Kamala

Diretora do Serviço Secreto renuncia ao cargo depois de atentado contra Trump

Mais na Exame