Jordânia é eleita membro não-permanente do Conselho da ONU

A Jordânia foi eleita em uma votação no plenário da Assembleia Geral na qual obteve 179 votos

Nações Unidas -  A Assembleia Geral da ONU elegeu nesta sexta-feira a Jordânia para ocupar o assento não-permanente no Conselho de Segurança que a Arábia Saudita renunciou ocupar.

A Jordânia foi eleita em uma votação no plenário da Assembleia Geral na qual obteve 179 votos e se transformará em membro não-permanente do Conselho de Segurança para um período de dois anos a partir de 1 de janeiro de 2014.

"Felicito a Jordânia por sua escolha como membro não-permanente do Conselho de Segurança", disse o presidente da Assembleia Geral, o antiguano John Ashe, após anunciar o resultado da votação.

Será a terceira vez na qual a Jordânia chega ao principal órgão de decisão das Nações Unidas. A primeira vez foi em 1965-1966 e a segunda em 1982-1983.

A Assembleia Geral da ONU havia eleito a Arábia Saudita em 17 de Outubro por 176 votos a favor, para ocupar um assento no principal órgão de decisão das Nações Unidas durante o biênio 2014-2015.

Um dia depois, em uma decisão sem precedentes na história das Nações Unidas, esse país anunciou sua rejeição a ocupar esse posto no Conselho, uma decisão que justificou pela política de "dois pesos e duas medidas" do Conselho, embora sua comunicação oficial à ONU ocorreu semanas depois.

A cada ano são renovados cinco dos dez postos não-permanentes do Conselho de Segurança, que está dividido por regiões geográficas entre Europa Ocidental e Outros, Europa Oriental, África, Ásia, e América Latina.

Além disso, o Conselho de Segurança conta com outros cinco membros permanentes e com poder de veto: Estados Unidos, França, Reino Unido, Rússia e China. 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.