Mundo

Japão revisa para baixo PIB do segundo trimestre

Em comparação com o primeiro trimestre, o PIB real sofreu uma contração de 0,5%

Olimpíadas em Tóquio simbolizariam a recuperação do país depois do grande terremoto de março de 2011 (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

Olimpíadas em Tóquio simbolizariam a recuperação do país depois do grande terremoto de março de 2011 (Japan National Tourism Organization/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de setembro de 2011 às 22h53.

Tóquio - O gabinete do governo do Japão informou que a economia do país sofreu uma contração maior do que a estimada no segundo trimestre deste ano, porque o impacto do terremoto e do tsunami de 11 de março sobre os investimentos das empresas foi maior do que se esperava.

A contração do produto Interno Bruto (PIB) do Japão no segundo trimestre foi revisada para 2,1% (taxa anualizada); a estimativa preliminar era uma contração de 1,3%. A revisão ficou em linha com a expectativa de economistas consultados pela Dow Jones. Em comparação com o primeiro trimestre, o PIB real sofreu uma contração de 0,5%; a estimativa preliminar era uma contração de 0,3%.

Segundo o governo japonês, um fator importante para essa revisão foi o indicador de investimentos das empresas, que mostrou uma queda de 0,9% no segundo trimestre; a estimativa preliminar era um crescimento de 0,2%. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosJapãoPaíses ricosPIB

Mais de Mundo

Corte Constitucional de Moçambique confirma vitória do partido governista nas eleições

Terremoto de magnitude 6,1 sacode leste de Cuba

Drones sobre bases militares dos EUA levantam preocupações sobre segurança nacional

Conheça os cinco empregos com as maiores taxas de acidentes fatais nos EUA