A americana Janet Jackson recebeu o título indesejado por participar das campanhas promovidas pela grife Blackglama, que usa peles de animais (Herbert Knosowski/AFP)
Da Redação
Publicado em 3 de janeiro de 2012 às 15h07.
São Paulo - A organização não governamental PETA (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais) elegeu a cantora Janet Jackson como a personalidade menos amiga dos animais em 2011. Na listagem também foram incluídos o cineasta Cameron Crowe e a modelo Kim Kardashian.
A americana Janet Jackson recebeu o título indesejado por participar das campanhas promovidas pela grife Blackglama, que usa peles de animais. Seu nome também faz parte de uma linha de roupas e artigos de luxo desta marca.
O comunicado da PETA mencionou o show feito por ela ao lado de Justin Timberlake, no final da liga de futebol americano (Super Bowl, em 2004), em que durante a apresentação um dos seios da cantora ficou à mostra. "Quando Janet teve o infame problema de guarda-roupa, durante o Super Bowl, ao menos a carne que ficou exposta era dela - ao contrário das peles de animais roubadas com as quais ela se cobre, que são tão mortas quanto seu gosto em moda", criticou a instituição.
No início de 2011, a ONG organizou um protesto em Manila, nas Filipinas, contra a propaganda de peles estrelada pela cantora. Os manifestantes usavam máscaras de caveira e empunhavam cartazes.
As criticas dirigidas a Cameron Crowe se deram devido ao seu filme "Compramos um Zoológico", que está em cartaz no Brasil. A produção, que conta a historia de um homem que tenta reativar um zoológico, usa animais de verdade ao invés de computação gráfica, como sugere o Peta. "(...) 'Compramos um Zoológico' se baseia na indústria de performance de animais, em que os 'atores' são rotineiramente negligenciados e até mesmo abusados. (...) Explorar animais para contar uma história sobre proteção de animais?", questiona.
Já a modelo e socialite Kim Kardashian é criticada por frequentemente usar casacos de peles de animais. De acordo com o site de notícias Ibtime nem Janet nem a grife Blackglama responderam às observações da organização. A lista foi elaborada em parceria com o site inglês World Entertainment News Network.