Embalagem de cigarro australiano: medida é similar à aplicada pelo governo australiano (AFP)
Da Redação
Publicado em 10 de junho de 2014 às 14h25.
Dublin - O governo da Irlanda aprovou nesta terça-feira uma lei contra a publicidade do tabaco e o país se tornará o primeiro país europeu a padronizar as embalagens de cigarro.
Por meio da lei, que ainda deverá ser aprovada no parlamento, todos os maços de cigarro e tabaco terão a mesma cor e a marca será escrita com o mesmo tipo de letra na parte inferior da embalagem.
O restante do pacote terá imagens de doenças relacionadas ao consumo de cigarro, explicou hoje o ministro da Saúde, James Reilly.
A medida é similar à aplicada pelo governo australiano, primeiro país do mundo a obrigar as companhias de cigarro a padronizar as embalagens de cigarro, medida que depois foi implementada pela Nova Zelândia.
A Irlanda se tornou em 2004 o primeiro país do mundo a proibir o consumo de tabaco em lugares públicos.
Reilly disse que a nova iniciativa, que poderia ser questionado pelas empresas do setor na justiça, tem como objetivo tornar 'menos atrativos' os maços para os jovens e, ao mesmo tempo, destacar os males do vício do cigarro.
'Com tudo o que sabemos a respeito dos perigos do tabaco, não se Pode deixar que a indústria use truques enganosos de marketing para atrair os mais jovens para esta dependência mortal', comentou.
Com a aprovação por parte do Executivo do projeto de lei, o ministro garantiu que o país deu um 'significativo passo' rumo ao seu objetivo de conseguir uma 'sociedade livre de fumaça' para 2025.
De acordo com Reilly, a população fumante descerá de 29% até 5% em onze anos, o que, além de salvar vidas, reduziria os custos de saúde derivados do tratamento de doenças provocadas pelo tabaco, estimados em 650 milhões de euros (R$ 1,972 bilhão) anuais.