Mundo

Irã espera mudança na política externa dos EUA

Ministério de Relações Exteriores do Irã disse esperar uma nova política com a nomeação de Chuck Hagel para o Pentágono

Chuck Hagel passa pelo presidente americano após ser nomeado para o cargo de Secretário de Defesa dos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)

Chuck Hagel passa pelo presidente americano após ser nomeado para o cargo de Secretário de Defesa dos Estados Unidos (Kevin Lamarque/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 10h48.

Dubai - O Ministério de Relações Exteriores do Irã disse nesta terça-feira que espera que a nomeação de Chuck Hagel como próximo secretário de Defesa dos EUA leve a "mudanças práticas" na política externa do governo norte-americano.

Irã e Estados Unidos, adversários há mais de três décadas, estão em desacordo sobre muitas questões, inclusive o programa nuclear da República Islâmica, que os países ocidentais dizem ser voltado para esconder a capacidade de desenvolver armas nucleares. O governo iraniano nega.

"Esperamos que haja mudanças práticas na política externa norte-americana e que Washington se torne respeitadora dos direitos das nações", disse o porta-voz do ministério das Relações Exteriores, Ramin Mehmanparast, durante sua coletiva de imprensa semanal, noticiou o site de notícias iraniano Irib.

O porta-voz estava respondendo a uma questão sobre as opiniões de Hagel a respeito de Israel e das sanções dos EUA contra o Irã. Israel ameaçou realizar ações militares contra as instalações nucleares de seu arqui-inimigo, caso a diplomacia baseada em sanções fracasse em conter o desenvolvimento atômico do Irã. Mehmanparast não elaborou mais.

Hagel deve enfrentar resistência pela confirmação no Senado, em meio a acusações de que tem visões anti-Israel e que havia anteriormente recomendado negociações nucleares diretas entre EUA e Irã.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaDiplomaciaEstados Unidos (EUA)Irã - PaísPaíses ricos

Mais de Mundo

Montenegro extraditará aos EUA magnata sul-coreano das criptomoedas

Mais de 30 mil sírios estabelecidos na Turquia retornam ao país após queda de Assad

Policial argentino detido na Venezuela é processado por 'terrorismo'

Israel realiza operação perto de importante hospital de Gaza