Mundo

Investigadores informarão sobre o caso Petraeus ao Congresso

O general Petraeus, considerado um herói que mudou o rumo da guerra no Iraque, renunciou na sexta-feira, após admitir uma infidelidade conjugal

David Petraeus: funcionários não identificados disseram à imprensa que a amante de Petraeus era Paula Broadwell, uma ex-major do Exército de 40 anos  (©AFP / Karen Bleier)

David Petraeus: funcionários não identificados disseram à imprensa que a amante de Petraeus era Paula Broadwell, uma ex-major do Exército de 40 anos (©AFP / Karen Bleier)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de novembro de 2012 às 11h14.

Washington - Funcionários de alto escalão do FBI e da CIA devem informar ao Congresso americano na terça-feira sobre sua investigação do caso que acabou com a carreira do diretor da Agência Central de Inteligência, David Petraeus, e que despertou temores de um vazamento de informação.

O general Petraeus, considerado um herói que mudou o rumo da guerra no Iraque, renunciou na sexta-feira, três dias após a reeleição do presidente Barack Obama, após admitir uma infidelidade conjugal.

Um líder republicano se perguntou no domingo porque, se havia temor de um vazamento de informação confidencial, o FBI levou vários meses para informar o caso ao governo de Obama.

"Tenho sérias perguntas sobre isto", disse à rede CNN Peter King, o primeiro republicano no Comitê de segurança interior da Câmara de Representantes. "Acredito que é preciso ver a cronologia (do caso) e analisar o que ocorreu".

O diretor nacional de inteligência de Obama, James Clapper, não foi informado do caso até terça-feira à noite, o dia das eleições.

Esta segunda-feira é festiva nos Estados Unidos, mas na terça-feira representantes do Congresso preveem se reunir com dirigentes da CIA e do FBI para lhes comunicar sobre os últimos detalhes da investigação.

Funcionários não identificados disseram à imprensa que a amante de Petraeus era Paula Broadwell, uma ex-major do Exército de 40 anos que passou longos períodos entrevistando o herói da guerra do Iraque para seu livro.

Broadwell não fez comentários sobre as revelações.

Acompanhe tudo sobre:CIAEstados Unidos (EUA)FBIPaíses ricos

Mais de Mundo

MP da Venezuela convoca candidato opositor para depor na segunda-feira

Estado Islâmico reivindica ataque com faca que deixou três mortos na Alemanha

Inundações em Bangladesh levam 300.000 pessoas para abrigos de emergência

Alemanha prende suposto envolvido em esfaqueamento que deixou três mortos

Mais na Exame