Instituições europeias decretam alerta laranja

"Todas as instituições europeias estão em alerta em nível laranja. Todas as reuniões (dentro dos edifícios) e fora foram canceladas"

Bruxelas - As instituições europeias estão em alerta laranja depois dos atentados no aeroporto e em uma estação metrô de Bruxelas, a um passo do máximo vermelho.

"Todas as instituições europeias estão em alerta em nível laranja. Todas as reuniões (dentro dos edifícios) e fora foram canceladas. Só tem acesso o pessoal com credenciamento", disse o vice-presidente europeia para o Orçamento, Kristalina Georgieva.

"Por favor, fiquem em casa ou dentro dos edifícios", alertou a comissária através da rede social Twitter.

Georgieva se declarou "muito entristecida pela trágica perda de vidas hoje em Bruxelas" e indicou que seus pensamentos e orações estão com as vítimas e seus próximos.

A vice-presidente acrescentou que a Comissão Europeia segue de perto a situação em Bruxelas e que as instituições comunitárias "trabalham juntas para garantir a segurança dos funcionários e das instalações".

Por sua vez, o presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, disse que "a UE devolve agora a solidariedade europeia e ajudará Bruxelas, Bélgica a conter a ameaça terrorista".

Fontes do Conselho da União Europeia indicaram que foi ativado o mecanismo de crise nas instituições europeias.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.