Mundo

Indiano cria tipografia urbana para abrigar pássaros

São letras e numerais em 3D construídos com madeira, de forma a abrigar os bichinhos em seu interior, além de ser utilizados para identificar os nomes de prédios

As tipografias criadas pelo artista plástico indiano Nishant Jethi abrigam os pássaros de Mumbai (Divulgação)

As tipografias criadas pelo artista plástico indiano Nishant Jethi abrigam os pássaros de Mumbai (Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de outubro de 2012 às 16h17.

São Paulo - Estão cada vez mais escassas as opções de moradia nas grandes cidades. Estou falando, aqui, a respeito dos pássaros. A não ser pelos parques e áreas verdes, um quintal ou outro, dificilmente esses bichos conseguem encontrar uma boa árvore para montar seu ninho e se reproduzir.

Quem mora em prédio sabe que acordar com o pio de um passarinho na janela é praticamente impossível. E com a tendência mundial de crescimento das grandes cidades no sentido vertical, a ausência de aves perto do concreto só aumenta.

Esta realidade levou o artista plástico indiano Nishant Jethi, que mora na caótica e superpopulosa Mumbai, a criar uma série de tipografias que também podem servir como casinhas para os pássaros.

São letras e numerais em 3D construídos com madeira, de forma a abrigar os bichinhos em seu interior, além de ser utilizados para identificar os nomes de prédios – residenciais ou comerciais -, números de casas ou, até, passar uma mensagem divertida e/ou inspiradora.

Denominado Living Typography, a iniciativa de Nishant oferece também opções duplex! Por conta de seu desenho, algumas letras – como H, S, X – possibilitam que as casas tenham dois andares. Com esse design colorido e moderno, que pássaro (ave?) não vai querer passear mais pelas cidades grandes?

Agora, se a sua cidade estiver dominada por pombos - espécie da família das aves que pode transmitir doenças – e você não quer atraí-los, seria preciso tomar alguns cuidados, como não instalar casinhas em locais muito altos nem deixar acumular as fezes do animal. Veja mais informações sobre os pombos urbanos nesta cartilha da Prefeitura de São Paulo.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisCidadesDesignMetrópoles globaisMumbai (Índia)

Mais de Mundo

Itamaraty lamenta morte de brasileiro na Faixa de Gaza e pede liberação imediata de reféns

Ucrânia atinge complexo russo na Crimeia com mísseis fornecidos pelos EUA

Aumento da violência força Equador a declararar novo estado de emergência

Corte Internacional de Justiça determina que Israel suspenda ofensiva em Rafah

Mais na Exame