Incêndio em bar do México deixa 25 mortos; polícia suspeita de ataque
Mortes vêm na esteira de um ataque de abril a um bar de Minatitlán, outra cidade de Veracruz, que matou 13 pessoas
Reuters
Publicado em 28 de agosto de 2019 às 10h52.
Última atualização em 28 de agosto de 2019 às 13h35.
Cidade do México — Um incêndio em um bar de Coatzacoalcos, cidade portuária do sudeste do México , matou ao menos 23 pessoas, na noite de terça-feira, após um possível ataque, disseram autoridades, o que pareceu ser um dos atos de violência mais letais desde a posse do novo governo.
As vítimas do incêndio no no bar "Caballo Blanco" foram 8 mulheres e 15 homens, segundo um comunicado da Procuradoria-Geral do Estado de Veracruz. Outras 13 pessoas ficaram gravemente feridas e estão sendo tratadas em hospitais, disse.
A Procuradoria-Geral repudiou o que disse que pode ter sido um ataque deliberado, e a polícia estadual emitiu um comunicado no Twitter dizendo que procura os supostos agressores.
O governador de Veracruz, Cuitláhuac García, insinuou que o fogo pode ter sido resultado de uma disputa entre gangues.
Parte da mídia mexicana noticiou que homens armados dispararam contra o bar antes de incendiá-lo com coquetéis molotov.
As mortes vêm na esteira de um ataque de abril a um bar de Minatitlán, outra cidade de Veracruz, que matou 13 pessoas e rendeu críticas do presidente mexicano, Andrés Manuel López Obrador, que tomou posse em dezembro prometendo conter a violência das gangues.
Até agora, o número de assassinatos no México continua a aumentar depois de atingir níveis recordes no ano passado, e López Obrador disse que é preciso fazer mais.
Cuitláhuac disse no Twitter que, assim como no caso do ataque de Minatitlán, os perpetradores serão levados à justiça e que o Estado não tolerará gangues criminosas.
O Estado do Golfo do México é um grande ponto de trânsito de drogas que seguem na direção norte, rumo à fronteira dos Estados Unidos, e há tempos é assolado por guerras territoriais violentas entre grupos do crime organizado.