Mundo

Imigrantes pedem direito ao voto nas eleições da Espanha

Os grupos que representam os cerca de 2,4 milhões de imigrantes que residem na Espanha também exigem a reforma da Constituição e da Lei de Estrangeiros

Mariano Rajoy, presidente do conservador PP da Espanha, é o favorito para as eleições gerais que acontecem no dia 20 de novembro (Miguel Riopa/AFP)

Mariano Rajoy, presidente do conservador PP da Espanha, é o favorito para as eleições gerais que acontecem no dia 20 de novembro (Miguel Riopa/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de novembro de 2011 às 11h21.

Madri - 'Aqui vivo, aqui voto' é o lema da campanha que cerca de 20 organizações de imigrantes iniciaram na Espanha para reivindicar o direito de escolher os representantes políticos no país onde vivem.

Organizações como a Federação Estatal de Associações de Imigrantes e Refugiados na Espanha (Ferine), ACNUR - Las Segovias, SOS Racismo, Associação Marroquina de Direitos Humanos (AMDH) e os Ecologistas em Ação assinaram um manifesto no qual convidam outras associações a defender a iniciativa.

Estes grupos reivindicam o direito ao voto para todos os imigrantes que residam na Espanha, cerca de 2,4 milhões, e exigem a reforma da Constituição e da Lei de Estrangeiros, entre outras leis.

O manifesto critica o uso partidário da imigração na campanha eleitoral e 'a utilização da xenofobia para tirar lucro eleitoral por parte de diferentes partidos políticos'.

'O corte nos serviços públicos afeta em maior medida a população imigrante, esquecendo-se de que nos anos do 'milagre econômico' foram os imigrantes que contribuíram para a criação da riqueza', acrescenta.


Na apresentação da campanha, que será divulgada em conferências nas associações, o representante da Ferine, Gilberto Torres, defendeu que 'não foram os imigrantes que causaram a crise'.

Farah Chengly, da AMDH, lamentou que na Espanha 'só 322.633 estrangeiros possam votar nas eleições municipais' e que não seja seguido o exemplo de alguns países europeus, como a Bélgica, onde o direito ao voto é reconhecido para a população migrante.

A Espanha realizará eleições gerais no dia 20 de novembro. As pesquisas apontam como favorito o conservador Partido Popular (PP).

Nas últimas eleições municipais realizadas na Espanha, em 22 de maio, imigrantes equatorianos, colombianos e peruanos residentes no país estrearam como eleitores, após acordos de reciprocidade realizados pelo Governo espanhol.

Mais de 473 mil estrangeiros de 36 países, entre eles Equador, Colômbia, Peru, Bolívia, Chile e Paraguai, puderam votar nestas eleições. 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEspanhaEuropaImigraçãoPiigs

Mais de Mundo

Novas autoridades sírias anunciam acordo para dissolução dos grupos armados

Porto de Xangai atinge marca histórica de 50 milhões de TEUs movimentados em 2024

American Airlines retoma voos nos EUA após paralisação nacional causada por problema técnico

Papa celebra o Natal e inicia o Jubileu 2025, 'Ano Santo' em Roma