Mundo

Homem mais obeso do mundo passa por cirurgia

O mexicano Andrés Moreno, de 320 quilos, foi internado para se submeter a uma operação para reduzir seu peso


	Centro cirúrgico de hospital: Moreno foi levado em uma maca automatizada e projetada para aguentar até 500 quilos
 (Divulgação/Ministério da Saúde)

Centro cirúrgico de hospital: Moreno foi levado em uma maca automatizada e projetada para aguentar até 500 quilos (Divulgação/Ministério da Saúde)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de outubro de 2015 às 21h39.

Cidade do México - O mexicano Andrés Moreno, de 320 quilos e considerado como o homem mais obeso do mundo, foi internado nesta quarta-feira para se submeter a uma operação para reduzir seu peso, informou à Agência Efe a equipe médica do Hospital Arvoredos de Guadalajara, no estado de Jalisco.

Após uma série de exames de última hora, Moreno foi levado em uma maca automatizada e projetada para aguentar até 500 quilos a um quarto do hospital, onde fica a unidade Gastric Bypass México.

A previsão é que o processo cirúrgico, do qual participam sete especialistas, entre eles o diretor da Gastric Bypass México, José Castañeda, tenha duração de duas horas e meia.

Moreno será submetido a uma operação de derivação biliopancreática com cruzamento duodenal, considerado o procedimento que apresenta melhor resultado em pacientes com obesidade extrema.

Em entrevista à Efe antes da operação, Castañeda explicou que, devido à fragilidade de Moreno, a cirurgia seria realizada em duas etapas para minimizar os riscos. A técnica laparoscópica para reduzir o tempo de recuperação ao não precisar abrir o paciente.

Ao fim da operação, o médico, que já realizou mais de 5 mil cirurgias bariátricas, explicará os detalhes do processo e o estado do paciente.

Moreno chegou ao hospital de Guadalajara na madrugada de hoje, vindo de sua cidade natal, Obregón, no noroeste do estado de Sonora, após uma longa e complicada viagem. Primeiro, ele foi de carro até Hermosillo e depois de avião até a capital de Jalisco.

"A viagem foi impecável", disse à Efe a chefe de gabinete do Gastric Bypass México, Judith Tavares, que explicou que o paciente recebeu oxigênio no trajeto "evitando episódios perigosos".

Antes de comer o último alimento sólido ontem, já que depois da cirurgia sua alimentação será a base de líquidos, Moreno disse à Efe que estava "contente e nervoso" pela operação.

Ele revelou que a obesidade foi parte de sua vida desde o início, já que nasceu com mais de 6 quilos, devido um problema metabólico que transformava em gordura grande parte dos alimentos que ingere.

Desde os 25 anos e com 210 quilos, ele buscou ajuda especialistas e seguiu dietas que, longe de ajudá-lo, só provocaram uma pequena queda do peso. As dores de joelho e coluna eram constantes, e sua respiração era acelerada.

Há quatro anos, porém, a morte de seu pai fez com que ele entrasse em uma depressão que se aprofundou após ele ter sido abandonado por sua companheira. Depois disso, ele se fechou em seu quarto e chegou a pesar 444 quilos.

A vontade de viver o fez adotar uma dieta a base de frutas, verduras ricas em proteínas, frango e peixe nos últimos 12 meses, que o permitiram perder 124 quilos, chegando ao peso atual.

Moreno disse à Efe que sonha em ter uma vida normal e criar uma fundação para ajudar os que sofrem com a obesidade em um país com "muitos gordinhos". 

Acompanhe tudo sobre:América LatinaHospitaisMéxicoSaúde

Mais de Mundo

Eleições na Irlanda: três partidos têm chance de vitória na disputa desta sexta

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia