Mundo

Hillary lidera nova pesquisa após 1º debate presidencial

De acordo com a pesquisa, feita entre os dias 27 e 28 deste mês, Hilary tem o apoio de 44% dos 933 eleitores consultados


	Debate: ao todo, 54% dos entrevistados garantiram que Hillary venceu Trump em seu primeiro debate presidencial
 (Jonathan Ernst / Reuters)

Debate: ao todo, 54% dos entrevistados garantiram que Hillary venceu Trump em seu primeiro debate presidencial (Jonathan Ernst / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de setembro de 2016 às 16h06.

Washington - A candidata democrata à Casa Branca, Hillary Clinton, ganhou quatro pontos de vantagem com relação a seu rival republicano, Donald Trump, após o primeiro debate presidencial da segunda-feira passada, conforme uma nova pesquisa divulgada nesta quinta-feira nos Estados Unidos.

De acordo com a pesquisa, elaborada pelo instituto Public Policy Polling (PPP) e feita entre os dias 27 e 28 deste mês, Hilary tem o apoio de 44% dos 933 eleitores consultados mediante entrevistas por telefone e na internet.

Trump, por sua vez, consegue o respaldo de 40%, seguido pelo candidato libertário Gary Johnson (6%), o independente Evan McMullin (2%) e a médica Jill Stein (1%).

"De maneira consistente, vimos Hillary Clinton com uma vantagem nacional de uma categoria de três a seis pontos desde que Donald Trump alcançou a indicação republicana" no final de julho, afirmou o presidente de PPP, Dean Debnam.

Debnam considerou que a vantagem da ex-primeira-dama é "modesta", mas "bastante duradoura".

Ao todo, 54% dos entrevistados garantiram que Hillary venceu Trump em seu primeiro debate presidencial, realizado na segunda-feira passada na Universidade de Hofstra (Nova York) em horário nobre da TV.

Já 31% dos eleitores ouvidos acreditam que o magnata saiu vencedor do debate, o mais visto na história dos Estados Unidos, segundo a pesquisa de PPP, que tem uma margem de erro de 3,2%.

De acordo com o portal RealClearPolitics, que faz uma média de todas as pesquisas eleitorais publicadas no país, Hillary tem 3% de vantagem com relação a Trump em nível nacional.

A ex-secretária de Estado e o empresário nova-iorquino voltarão a se enfrentar no dia 9 de outubro na Universidade Washington, em Saint Louis, no estado do Missouri.

As eleições presidenciais acontecem em 8 de novembro e o vencedor substituirá o democrata Barack Obama na Casa Branca.

Acompanhe tudo sobre:CelebridadesDonald TrumpEleições americanasEmpresáriosHillary ClintonPolíticos

Mais de Mundo

Violência após eleição presidencial deixa mais de 20 mortos em Moçambique

38 pessoas morreram em queda de avião no Azerbaijão, diz autoridade do Cazaquistão

Desi Bouterse, ex-ditador do Suriname e foragido da justiça, morre aos 79 anos

Petro anuncia aumento de 9,54% no salário mínimo na Colômbia