Mundo

Hidrelétrica colombiana é parcialmente evacuada após deslizamento de terra

A situação obrigou as autoridades a evacuarem famílias e milhares de pessoas das localidades de Puerto Valdívia e Puerto Antioquia

Bandeira da Colômbia (Rusty Jarrett/Getty Images)

Bandeira da Colômbia (Rusty Jarrett/Getty Images)

E

EFE

Publicado em 10 de junho de 2018 às 16h09.

Bogotá - Um leve deslizamento de terra em uma das montanhas próximas à hidrelétrica que está sendo construída na cidade colombiana de Ituango obrigou neste domingo a evacuação das pessoas que trabalham no projeto nessa região "diante da possibilidade de queda de pedras".

"O pequeno deslizamento de terra se encontra dentro do padrão de segurança esperado. A evacuação preventiva dos trabalhadores dessa área foi feita de acordo com os protocolos da obra", detalhou em comunicado o grupo Empresas Públicas de Medellín (EPM), dono da obra.

O comunicado acrescentou que a situação é estável em Hidroituango, que está em estado de emergência desde 7 de maio devido a um desmoronamento que bloqueou o túnel que desvia a águas do rio Cauca, o segundo de maior leito no país, que ficaram represadas em um reservatório inacabado e que corre o risco de colapsar.

A situação obrigou as autoridades a evacuarem famílias e milhares de pessoas das localidades de Puerto Valdívia e Puerto Antioquia, assim como dos municípios Cáceres e Tarazá, situados nas margens do Cauca, águas abaixo da represa, e que poderiam ser arrasados por um eventual colapso da obra. EFE

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaHidrelétricas

Mais de Mundo

Economia chinesa continua a se recuperar e melhorar, diz porta-voz do governo

Governo argentino suspende sites e redes sociais de rádio e TV públicas

China aumenta investimentos na Alemanha com foco em energias renováveis

China emitirá 1 trilhão de yuans em títulos especiais de longo prazo em 2024

Mais na Exame