Mundo

Haiti recebe menos da metade das doações prometidas

ONU pediu que colaboradores cumpram a promessa de repassar ao país 4,58 bilhões de dólares

O Haiti precisa de doações para a reconstrução após o terremoto que destruiu o país em 2010 (Getty Images)

O Haiti precisa de doações para a reconstrução após o terremoto que destruiu o país em 2010 (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de julho de 2011 às 16h41.

Priorizar nos meus resultados Google

Washington - Menos da metade das doações prometidas ao Haiti durante a conferência das Nações Unidas em março de 2010 foi efetivamente entregue, segundo um relatório do Banco Mundial publicado nesta sexta-feira.

Nessa conferência, realizada em Nova York, 55 doadores prometeram conceder, em 2010 e 2011, 4,58 bilhões de dólares em financiamento sob a forma de subvenções para reconstruir o Haiti, segundo o Bird em um documento sobre o Fundo para a Reconstrução do Haiti, que o organismo administra.

"Até junho de 2011, os doadores efetivamente entregaram 1,74 bilhão de dólares, o que representa 38% do total prometido", indica a instituição.

Na véspera, o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, informou que sua fundação doará mais de um milhão de dólares para ajudar milhares de estudantes no Haiti.

Clinton, que participou na noite de quinta-feira na cerimônia de inauguração de novas casas na capital haitiana devastada por um violento terremoto em janeiro de 2010, anunciou a doação de 1,25 milhão de dólares ao Ministério da Educação. Além disso, repassará mais 500.000 dólares ao governo para ajudar a reconstruir a cidade, onde morreram mais de 200.000 pessoas, segundo cifras oficiais.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaONUDoações

Mais de Mundo

Por que o Nobel da Paz é entregue na Noruega? Entenda a origem do prêmio

Da falta de professores à crise fiscal: por que a França voltou às ruas

Trump diz que vantagem de Flávio foi ‘impressionante’, mas que 2º turno será ‘muito disputado’

EUA retomam atendimento na embaixada e nos consulados no Brasil