Mundo

Grupo rebelde sírio detém jornalista libanês

O grupo diz que o jornalista deve ser libertado "assim que forem obtidas mais informações sobre ele", mas não deu mais detalhes

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de outubro de 2012 às 16h38.

Beirute - Um grupo rebelde do norte da Síria disse que deteve um jornalista libanês porque suas reportagens não vinham sendo "compatíveis com a revolução". O jornalista Fida Itani, da rede de TV privada LBCI, confirmou que foi capturado e disse que está sob a guarda de um homem chamado Abu Ibrahim.

O grupo autoentitulado Brigada da Tempestade do Norte Azaaz, operando na província de Aleppo, próximo à fronteira com a Turquia, disse ser responsável pela captura do jornalista em sua página no facebook. O grupo diz que o jornalista deve ser libertado "assim que forem obtidas mais informações sobre ele", mas não deu mais detalhes.

Abu Ibrahim ganhou notoriedade no meio do ano quando seu grupo assumiu a responsabilidade pelo sequestro de um grupo de peregrinos xiitas libaneses. Segundo o observatório internacional pela liberdade de imprensa, Repórteres Sem Fronteiras (RSF), Itani investigou o sequestro. "Ele investigou o sequestro de 11 peregrinos xiitas em agosto e depois fez contato com os sequestradores", disse a RSF.

Em nota divulgada neste sábado, a RSF demonstrou grande preocupação com o destino de Itani e pediu a seus mantenedores por sua libertação imediata. "A organização pede aos sequestradores que libertem Fida Itani, sem demora e sem condições", diz a nota. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:GuerrasSíria

Mais de Mundo

Caixas-pretas de avião da Embraer que caiu no Cazaquistão são encontradas

Morre o ex-primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, aos 92 anos

Israel mata membros do alto escalão do braço armado do Hamas na Cidade de Gaza

Lavrov diz que os EUA devem dar “primeiro passo” para restaurar o diálogo com a Rússia