Mundo

Greenpeace faz protesto contra Código Florestal em Brasília

Para a ONG, a aprovação do projeto do novo Código Florestal compromete as metas do país de preservação do meio ambiente

Um balão gigante foi inflado pelo Greenpeace em campanha contra a aprovação do novo Código Florestal cuja votação está prevista para terça-feira (6) (Antônio Cruz/ABr)

Um balão gigante foi inflado pelo Greenpeace em campanha contra a aprovação do novo Código Florestal cuja votação está prevista para terça-feira (6) (Antônio Cruz/ABr)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2011 às 11h24.

Brasília - Brasília amanheceu hoje (6) com uma manifestação contra a aprovação do novo Código Florestal. Na Praça dos Três Poderes, representantes do Greenpeace inflaram um balão gigante em formato de motosserra, que trazia as frases: “Senado, Desliga essa Motosserra”, de um lado, e "Dilma, Desliga essa Motosserra", de outro.

Para o Greenpeace, a aprovação do projeto do novo Código Florestal compromete as metas do país de preservação do meio ambiente. “O projeto de lei como está [escrito] vai levar ao aumento do desmatamento, [conceder] anistia para quem desmatou ilegalmente e ainda abrir brechas para novas concessões”, disse a engenheira agrônoma do Greenpeace Brasil Tatiana de Carvalho.

De acordo com ela, o texto em discussão no Congresso sobre o Código Florestal causa prejuízos para a sociedade, pois ameaça a segurança dos rios e do mar, além de pôr em risco as florestas do país.

“A gente já vê uma série de catástrofes naturais acontecendo de forma cada vez mais frequente. Esse [texto sobre o novo] Código Florestal não trata somente de questões rurais, mas também de questões urbanas, como a proteção de encostas”, disse ela.

A previsão é que o Senado, no plenário, vote ainda hoje (6) o texto do novo Código Florestal. Até ontem (5), segundo assessores, foram protocoladas 44 emendas. Nos debates que ocorrerão ao longo do dia, podem ser incluídas mais propostas.

Acompanhe tudo sobre:Código florestalGreenpeaceMeio ambientePolítica no BrasilProtestos

Mais de Mundo

Foto inédita de William com os filhos, tirada por Kate, é publicada para celebrar Dia dos Pais

Exército israelense anuncia pausa diária nas operações em uma região de Gaza

Cúpula pela paz na Suíça reafirma integridade da Ucrânia, mas pede negociações com a Rússia

Brasil é 3º país mais inseguro da América do Sul, diz Global Peace Index

Mais na Exame