Mundo

Governos ágeis no combate à pandemia salvam mais empregos, diz pesquisa

Mal avaliados em responsabilidade governamental pelo BM, China e Rússia superaram EUA, Reino Unido, Espanha e Itália em termos de saúde e resultados econômicos

 (Amanda Perobelli/Reuters)

(Amanda Perobelli/Reuters)

FS

Fabiane Stefano

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às 12h50.

Governos que agiram rapidamente para restringir o contato social com o objetivo de proteger a saúde dos cidadãos durante a pandemia também tiveram melhores resultados na proteção das economias, segundo pesquisa realizada pela Bloomberg Economics.

As conclusões indicam que não há equilíbrio entre salvar vidas e salvar empregos. Embora alguns países tenham uma ligeira vantagem em depender menos do setor de serviços, a velocidade e a determinação com que autoridades impuseram restrições tiveram o maior peso na redução do impacto da Covid no PIB, disseram os economistas Scott Johnson e Tom Orlik.

“Governos que atuaram sob a falsa esperança de que um pouco mais de crescimento poderia ser adquirido às custas de mais alguns casos de vírus, muitas vezes acabaram com poucos empregos a mais, mas muito mais contágio”, disseram.

A ideia de um equilíbrio entre saúde e riqueza dominou os primeiros debates sobre políticas para o coronavírus. Regimes autoritários agiram mais rápido para interromper as interações que espalhariam a doença, o que os ajudou a superar o desempenho de muitas democracias de livre mercado.

China e Rússia, que pontuaram mal em uma medida do Banco Mundial de responsabilidade governamental, superaram EUA, Reino Unido, Espanha e Itália em termos de saúde e resultados econômicos, embora ambos os países seja questionados sobre a confiabilidade de seus dados. A confiança nos governos também foi um fator significativo para o sucesso ao lidar com a crise, segundo a pesquisa.

“De Washington a Londres, Roma, Madri e Paris, mesmo depois que a última vacina for administrada, as falhas de governança ainda precisarão ser corrigidas”, disseram os economistas.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusPandemiaPolítica fiscal

Mais de Mundo

Veja tudo o que se sabe sobre a explosão de carro da Tesla em frente a hotel de Trump em Las Vegas

Talibã proíbe janelas com vista para casas vizinhas onde moram mulheres

Tiroteio no lado de fora de boate de Nova York deixa pelo menos 10 feridos

Presidente da Jeju Air é proibido de sair da Coreia do Sul após acidente que deixou 179 mortos