Mundo

Governo cria empresa para administrar jazidas do pré-sal

Dilma Rousseff assinou decreto no qual uma nova empresa pública, a Pré-Sal Petróleo, será dedicada à administração do Pré-Sal

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de agosto de 2013 às 14h26.

Brasília - A presidente Dilma Rousseff assinou nesta sexta-feira um decreto com o qual criou uma nova empresa pública dedicada à administração das grandes jazidas de petróleo do pré-sal.

A nova firma, com sede em Brasília e dependente do Ministério de Minas e Energia, se chama Pré-Sal Petróleo (PPSA) e tem um capital inicial de R$ 50 milhões, segundo o decreto publicado no Diário Oficial da União (DOU).

A PPSA tem por objetivo a gestão dos contratos de produção e comercialização de hidrocarbonetos procedentes do pré-sal, representar ao Governo e, além disso, avaliar técnica e economicamente os planos de desenvolvimento e produção de petróleo nessa região.

O pré-sal é um horizonte de exploração em águas muito profundas do Atlântico que contém reservas de petróleo leve que poderiam transformar o Brasil em um grande exportador de hidrocarbonetos, segundo cálculos do Governo.

A Agência Nacional de Petróleo (ANP) realizará no dia 22 de outubro o primeiro leilão de licenças de exploração no pré-sal, sob um regime legal específico, criado para garantir maiores rendas ao Estado.

O regime de exploração obriga a Petrobras a ser o operador e ter uma participação mínima de 30% no consórcio que vencer o contrato.

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffPersonalidadesPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos TrabalhadoresPolítica no BrasilEmpresas estataisPetróleoCombustíveisMinistério de Minas e EnergiaPré-sal

Mais de Mundo

EUA usaram IA em operação que capturou Nicolás Maduro, diz jornal

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela