Mundo

Geração Winnebago da China evita tráfego com trailers

À medida que mais chineses adotam a cultura do automóvel, os fabricantes estrangeiros de trailers estão em expansão na China


	Carros circulam perto da Praça da Paz Celestial em Pequim: pesquisa estima que o número de trailers na China subirá de cerca de 9.000 para 800.000 nos 10 anos até 2022
 (Ed Jones/AFP)

Carros circulam perto da Praça da Paz Celestial em Pequim: pesquisa estima que o número de trailers na China subirá de cerca de 9.000 para 800.000 nos 10 anos até 2022 (Ed Jones/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de setembro de 2013 às 22h44.

Pequim - Quando ficou preso no trânsito na Via Expressa Pequim-Xangai no ano passado, Yin Ximin decidiu que ele seria inteligente se comprasse um trailer.

“As mulheres estavam tão desesperadas que usavam os amigos ou parentes como escudo para poderem urinar na beira da estrada”, disse Yin, 48, que é dono de uma empresa de publicidade em Pequim. “Um trailer torna as viagens longas menos dolorosas. Podemos relaxar, beber algo, ouvir música -- e usar o banheiro”.

Em Pequim, Yin usa seu trailer de 6 metros da fabricante Shandong Dream Trip RV Co. para buscar clientes no aeroporto e trocar ideias em um caminho de volta cada vez mais engarrafado para a cidade, onde o número de carros registrados mais que triplicou desde 2000.

À medida que mais chineses adotam a cultura do automóvel, os fabricantes estrangeiros de trailers estão em expansão na China. A pesquisadora 21RV.com estima que o número de trailers na China subirá de cerca de 9.000 para 800.000 nos 10 anos até 2022. Os EUA têm cerca de 9,6 milhões de trailers em suas estradas, de acordo com a 21RV.

A Winnebago Industries Inc., com sede em Forest City, Iowa, começou a trabalhar em 2011 com concessionárias em Pequim e várias outras cidades, vendendo modelos que variam de 200 mil yuans (US$ 33 mil) a 2 milhões de yuans. A Thor Industries Inc., com sede em Elkhart, Indiana, dona da marca Airstream, começou a vender seus trailers prateados para campismo em uma concessionária de Pequim em março.

“As marcas estrangeiras de trailers ainda são pouco conhecidas pelos consumidores chineses”, disse por telefone o gerente de vendas Zhang Minrui, de uma concessionária da Winnebago em Dalian. Ele não quis dar números de vendas, mas disse que “a demanda sem dúvida continuará crescendo nos próximos anos, pois cada vez mais pessoas saem com o próprio carro nas férias”.

Dormem seis

A Dethleffs GmbH Co., da Alemanha, começou a vender trailers importados e reboques neste ano em concessionárias de várias cidades chinesas. Os trailers, onde podem dormir seis, custam em média 1,5 milhão de yuans, disse Surana Chen, presidente das operações chinesas da empresa.


“Trailers de alto padrão são os novos símbolos de status e sucesso, como iates e jatos particulares”, disse Chen. “A demanda por trailers para uso comercial foi muito além de nossas expectativas”.

A Great Wall Motor Co., maior fabricante de SUVs da China, e a fabricante de pick-ups Xinkai Automobile Group Co., também começaram a fabricar reboques e trailers que podem ser substancialmente mais baratos do que os importados. O modelo mais caro da Great Wall custa 508 mil yuans, de acordo com o site de veículos Cheshi.com.

Roger Federer

A Beijing Centech Investment Management Co. diz que vendeu cerca de 300 trailers de luxo feitos pela fabricante nacional Zhongtian no ano passado. Os veículos foram alugados pela atriz chinesa Fan Bingbing, pelo ex-Houston Rocket Yao Ming e pelo tenista Roger Federer.

As vendas de trailers estão aumentando porque os chineses estão gastando mais em férias e lazer. O país ultrapassou a Alemanha e os EUA e se tornou a maior fonte mundial de turistas no ano passado, de acordo com a Academia de Turismo da China.

“Meu marido e eu passamos mais de 100 dias por ano viajando por diversão, e um trailer pode tornar nossas viagens mais sossegadas”, disse Paula Wang, 52, que dirige uma empresa de catering em Xangai. “Eu adoro tirar fotos dos lugares onde vamos. Com um trailer, podemos ter mais tempo para achar as melhores fotos sem ter que correr para chegar ao próximo hotel”.

O tráfego cada vez pior nas principais cidades da China está aumentando o apelo pelos trailers. Pequim, considerada a cidade com trajetos mais onerosos no mundo pela International Business Machines Corp. em 2010, viu os registros de carros subirem de 1,5 milhão em 2000 para 5,2 milhões no ano passado.

Michael Gu resolveu comprar um trailer para discutir negócios enquanto vai buscar ou deixar convidados depois que perdeu horas preso no trânsito.

“Eu pensei que seria muito mais fácil realizar reuniões e fazer negócios enquanto meu motorista lutava com os congestionamentos”, disse Gu, 48, que dirige uma empresa de investimentos. “O trânsito em Pequim é simplesmente horrível”.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinamobilidade-urbanaPequimTrânsito

Mais de Mundo

Candidato à presidência denuncia 'prisão arbitrária' de assistentes na Venezuela

Pequeno município no leste da China desenvolve indústria panificadora bilionária

Após escândalo com PwC na China, KPMG e EY assumem auditorias no país

Biden viaja a Los Angeles para evento de arrecadação de fundos com celebridades

Mais na Exame