França votará pelo reconhecimento da Palestina na ONU

O ministro das Relações Exteriores afirmou que o país apoia a ambição palestina e "responderá sim" quando o tema for indicado para votação

Paris - O ministro da Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, disse que a França planeja votar em favor do reconhecimento do Estado palestino na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta semana.

Fabius afirmou ao parlamento que o país tem apoiado a ambição palestina e "responderá sim" quando o tema for indicado para votação "sem preocupações de coerência".

Com o anúncio de hoje, a França, membro permanente do Conselho de Segurança, se torna o primeiro grande país europeu a se manifestar a favor da causa palestina. Por outro lado, a decisão significa um retrocesso para Israel.

Os palestinos dizem que a Assembleia deve votar em uma resolução na quinta-feira que elevará a sua condição na ONU de observador para estado observador não membro, uma medida que eles consideram como um passo importante em direção a uma solução de dois Estados com Israel. As informações são da Associated Press.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.