Fifa: as denúncias serão enviadas diretamente ao presidente do órgão de instrução da Comissão de Ética da Fifa, Michael García. (Harold Cunningham/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 6 de fevereiro de 2013 às 13h37.
A Fifa iniciou um novo mecanismo de denúncias através do qual poderão ser comunicados e tratados com confidencialidade as infrações ao Código de Ética e as violações do marco regulador do organismo reitor do futebol mundial referentes a combinação de resultados.
O novo mecanismo consiste em um site com um sistema de segurança especial e administrado por uma empresa externa, a Business Keeper AG. A companhia enviará as denúncias diretamente ao presidente do órgão de instrução da Comissão de Ética da Fifa, Michael García.
O marco regulador pretende garantir que todas as pessoas vinculadas à entidade cumpram todas as normas estatutárias, estabelecendo padrões de conduta legais e éticos.
Na última segunda-feira, depois que a Europol informou a desarticulação de uma trama de combinação de resultados que afeta pelo menos 16 países, a Fifa lembrou que tem uma linha telefônica e um endereço de e-mail para facilitar qualquer informação relacionada a essas condutas fraudulentas.