Exame Logo

Exército israelense denuncia violação das condições de cessar-fogo no sul do Líbano

De acordo com comunicado, "foram identificados vários suspeitos que chegaram em veículos a diversas áreas do sul do Líbano, violando as condições da trégua"

Lebanese Army troops patrol the main road south of the Litani River in Qasmiye near the port city of Tyre on November 27, 2024, after a ceasefire between Israel and Hezbollah took effect. A ceasefire between Israel and Hezbollah in Lebanon took hold on November 27 after more than a year of fighting that has killed thousands. (Photo by ANWAR AMRO / AFP) (Photo by ANWAR AMRO/AFP via Getty Images) (Getty Images)
EFE

Agência de Notícias

Publicado em 28 de novembro de 2024 às 08h11.

Última atualização em 28 de novembro de 2024 às 08h15.

O Exército de Israel informou nesta quinta-feira, 27, que indivíduos suspeitos chegaram a várias áreas do sul do Líbano a bordo de veículos, o que considerou um a violação das condições do cessar-fogo com o Hezbollah iniciado na quarta-feira.

"Durante a última hora, foram identificados vários suspeitos que chegaram em veículos a diversas áreas do sul do Líbano, violando as condições do cessar-fogo. As Forças de Defesa de Israel abriram fogo contra eles", disse o Exército em um comunicado.

Pelo menos duas pessoas ficaram feridas, segundo informações publicadas pela agência de notícias libanesa “ANN”, na sequência dos ataques das forças israelenses na cidade de Merkaba, no sul do Líbano.

Veja também

O Exército israelense listou nesta quinta-feira, dez cidades no sul do Líbano que marcam a área para a qual os libaneses estão proibidos de se deslocar, em um novo alerta feito após a entrada em vigor do cessar-fogo de 60 dias entre Israel e o Hezbollah.

Hamas aprova cessar-fogo entre Israel e Hezbollah e se diz pronto para acordo em Gaza

Desde as primeiras horas após a entrada em vigor da cessação das hostilidades, na madrugada de quarta-feira, as estradas que conduzem ao sul e ao leste do país ficaram repletas de engarrafamentos, sobrecarregadas pelo grande número de famílias que regressavam às regiões mais atingidas.

O aviso de Israel soma-se ao apelo feito pelo próprio Exército libanês na última quarta-feira, quando instou os cidadãos do país a esperar para regressar às suas vilas e cidades.

Além disso, neste primeiro dia de trégua, o primeiro-ministro de Israel , Benjamin Netanyahu, e o ministro da Defesa, Israel Katz, deram ordens ao Exército para não permitir o regresso ao sul do país da população deslocada à força durante estes últimos dois meses após o início da incursão terrestre israelense.

Na manhã de quarta-feira, o Exército israelense também informou ter disparado contra um veículo “com vários suspeitos” em uma zona proibida à circulação no sul do Líbano, mas frisou seu compromisso em respeitar o acordo de trégua.

A proposta de cessar-fogo dos EUA inclui três fases: uma trégua inicial, seguida pela retirada das forças do grupo xiita libanês ao norte do rio Litani; a retirada completa das tropas israelenses do sul do Líbano no prazo de 60 dias; e, por fim, negociações entre os dois países para delimitar sua fronteira, que corresponde atualmente a uma linha traçada pela ONU após a guerra de 2006.

Acompanhe tudo sobre:IsraelLíbanoHezbollahGuerras

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Mundo

Mais na Exame