Mundo

Exército do Iraque recupera sede da TV oficial de Mosul

O chefe da operação, tenente-coronel Talib Shagati, disse aos jornalistas na base de Bartala que "tomar a televisão de Mosul significa tomar a cidade"

Mosul: esta conquista acontece horas depois de as tropas iraquianas entrarem em Kukyeli, o primeiro bairro da cidade pelo lado leste (Getty Images)

Mosul: esta conquista acontece horas depois de as tropas iraquianas entrarem em Kukyeli, o primeiro bairro da cidade pelo lado leste (Getty Images)

E

EFE

Publicado em 1 de novembro de 2016 às 13h03.

Bartala - As forças iraquianas retomaram nesta terça-feira o controle do prédio da televisão local situada na parte leste de Mosul, a porta do reduto do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) no Iraque.

O chefe da operação, tenente-coronel Talib Shagati, disse aos jornalistas na base de Bartala que "tomar a televisão de Mosul significa tomar a cidade".

Shagati indicou que os enfrentamentos com os extremistas continuam na região, mas que as tropas já se aproximam do bairro seguinte a partir da frente leste, Al Qudis.

"Neste momento nossas tropas estão dentro do edifício da televisão de Mosul. É uma boa notícia para o povo de Mosul porque é quando realmente começamos a libertar a cidade", ressaltou o tenente-coronel.

Esta conquista acontece horas depois de as tropas iraquianas entrarem em Kukyeli, o primeiro bairro da cidade pelo lado leste. Enquanto isso, moradores armados que resistem ao EI dentro da cidade estão lutando contra os extremistas em outros quatro bairros.

Um dos dirigentes dos chamados Cavaleiros de Mosul, Abu Mohammed, disse à Agência Efe que o EI saiu "quase totalmente" da região da cidade situada na perto do Rio Tigre.

A grande ofensiva para arrebatar Mosul do EI começou no último dia 17. Desde então, as forças iraquianas, junto às curdas "peshmergas", foram avançando sem pausa pelo leste, norte e sul.

Acompanhe tudo sobre:Estado IslâmicoIraque

Mais de Mundo

2024: o ano em que Elon Musk ficou mais rico e poderoso do que nunca

Ataque russo à rede elétrica deixa centenas de milhares de ucranianos sem aquecimento

Presidente da Alemanha dissolve o Parlamento e antecipa eleições para fevereiro

Parlamentares da Coreia do Sul aprovam impeachment do presidente interino Han Duck-soo