Mundo

Exército assume controle de cidade chave no Mali

No fim de semana, as tropas francesas reforçaram os ataques no norte do Mali, com tanques correndo para Tombuctu, local que os militantes ocupam desde abril


	Soldados do Exército revistam veículo em um posto de controle militar em Sevare, no Mali
 (REUTERS / Joe Penney)

Soldados do Exército revistam veículo em um posto de controle militar em Sevare, no Mali (REUTERS / Joe Penney)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 07h48.

Paris - Fontes do Exército da França disseram que os soltados franceses já assumiram o controle da cidade de Tombuctu no norte do Mali, depois de garantirem a segurança do aeroporto local. As tropas não encontraram resistência, disse uma das fontes que preferiu não se identificar.

Mais cedo, nesta segunda-feira, o ministro de Relações Exteriores francês, Laurent Fabius, afirmou que as tropas lideradas pela França para combater militantes no norte do Mali libertariam Tombuctu "muito em breve".

"As coisas estão indo como o presidente havia definido. Juntamente com os cidadãos do Mali, vamos libertar Tombuctu muito em breve", disse Fabius, falando no canal de televisão France 2.

No fim de semana, as tropas francesas reforçaram os ataques no norte do Mali, com tanques correndo para Tombuctu, local que os militantes ocupam desde abril.

Fabius informou que outras tropas africanas, como a do Chade e a da Nigéria, estão empenhadas na luta para deslocar os rebeldes. O ministro repetiu que o objetivo francês sempre foi passar a liderança da ofensiva para os militares africanos. "O importante é que, passo a passo, o Mali é libertado", disse ele.

As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ExércitoGuerrasMali

Mais de Mundo

Governo Lula se diz irritado com falas de Maduro, mas evita responder declarações

Netanyahu discursa no Congresso americano sob protestos de rua e boicote de dezenas de democratas

Em discurso a irmandade negra, Kamala pede ajuda para registrar eleitores e mobilizar base a votar

Grupo armado sequestra 13 pessoas perto da fronteira da Colômbia com a Venezuela

Mais na Exame