Mundo

Ex-vice-presidente da Guatemala é condenada a 15 anos e meio de prisão

Roxana Baldetti foi condenada por fraude, tráfico de influência e associação ilícita em contratos do governo

Guatemala: Roxana ajudou a colocar pessoas essenciais para executarem o orçamento a favor da organização criminosa (Luis Echeverria/Reuters)

Guatemala: Roxana ajudou a colocar pessoas essenciais para executarem o orçamento a favor da organização criminosa (Luis Echeverria/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 9 de outubro de 2018 às 13h16.

Cidade da Guatemala - A ex-vice-presidente da Guatemala Roxana Baldetti foi condenada nesta terça-feira a 15 anos e meio de prisão por fraude, tráfico de influência e associação ilícita em relação a um contrato do governo para limpar um lago poluído, no primeiro de vários julgamentos que ela enfrenta.

Uma comissão de juízes acusou Roxana, de 56 anos, que está presa desde 2015, por seu papel no contrato para a compra de produtos químicos para limpar o Lago Amatitlan, localizado cerca de 25 quilômetros ao sul da Cidade da Guatemala.

O contrato de 17,8 milhões de dólares foi concedido à M. Tarcic Engineering, uma empresa de Israel, mas depois que 2 milhões de dólares foram pagos pelos serviços investigadores perceberam que o dinheiro havia sido transferido para contas bancárias de empresas de fachada e indivíduos que mais tarde foram acusados de fraude, disseram procuradores.

Investigadores descobriram que os produtos químicos eram essencialmente água com sal, o que levou o caso a ser apelidado de "Água Mágica".

Roxana "emitiu instruções para colocar pessoas essenciais para executarem o orçamento a favor da organização criminosa (e) facilitar os procedimentos administrativos e financeiros para a empresa", disse Pablo Xitumul, um dos três juízes que sentenciaram a ex-vice-presidente.

Em 2015 tanto Roxana quanto o presidente Otto Pérez renunciaram e foram presos devido a escândalos de corrupção que devastaram seu governo, provocaram protestos em massa e mergulharam o país em uma crise política dias antes de uma eleição presidencial.

Acompanhe tudo sobre:GuatemalaPolíticosPrisões

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo