Mundo

Eurozona conseguirá se estabilizar em 2012, diz ministro alemão

Wolfgang Schäuble assegurou, entrevista para jornal Handelsblatt, que a Eurozona conseguirá superar a crise que atravessa ao longo de 2012

Schäuble reconheceu, entretanto, que "os problemas em alguns países são particularmente grandes" e que resolvê-los levará "muito tempo" (Thomas Coex/AFP)

Schäuble reconheceu, entretanto, que "os problemas em alguns países são particularmente grandes" e que resolvê-los levará "muito tempo" (Thomas Coex/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de dezembro de 2011 às 11h26.

O ministro das Finanças alemão, Wolfgang Schäuble, assegurou que a Eurozona conseguirá superar a crise que atravessa ao longo de 2012, em uma entrevista publicada pelo jornal econômico alemão Handelsblatt.

"Acredito que no decorrer dos próximos meses teremos eliminado os riscos de contágio e conseguiremos estabilizar a Eurozona", assegurou o ministro.

Schäuble reconheceu, no entanto, que "os problemas em alguns países são particularmente grandes" e que resolvê-los levará "muito tempo".

O ministro alemão apelou novamente para a implantação o mais rápido possível do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE), marcada para meados de 2012.

"Isto constituirá o sinal mais forte de que os Estados da Eurozona apoiam a moeda única", ressaltou.

O MEDE substituirá o atual Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF), implementado em 2010 e dotado de uma capacidade de empréstimo de 250 bilhões de euros. Este fundo serviu para apoiar Irlanda e Portugal. As ajudas à Grécia foram anteriores a sua criação.

O MEDE terá uma capacidade de crédito de meio trilhão de euros.

Acompanhe tudo sobre:EuropaCâmbioMoedasCrise econômicaUnião EuropeiaEuro

Mais de Mundo

EUA usaram IA em operação que capturou Nicolás Maduro, diz jornal

Em Munique, Rubio afirma que EUA querem 'uma Europa mais forte'

Principal opositor de Putin foi morto por veneno raro encontrado em rã, dizem europeus

Parentes de presos políticos começam greve de fome na Venezuela