Mundo

EUA: vitória distrital anima democratas para eleições de 2012

O eleitorado rejeitou a proposta dos republicanos, que queriam cortes nos gastos sociais para controlar o déficit

Nova iorquinos protestam contra corte no sistema de saúde "Medicare" em frente ao Congresso americano (Alex Wong/AFP)

Nova iorquinos protestam contra corte no sistema de saúde "Medicare" em frente ao Congresso americano (Alex Wong/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de maio de 2011 às 08h35.

Nova York - O Partido Democrata dos Estados Unidos ficou satisfeito com a vitória em uma eleição distrital nesta quarta-feira, que representou uma superação à resposta negativa aos republicanos, que queriam cortes nos gastos sociais para controlar o déficit.

A batalha no distrito 26 norte de Nova York foi para ocupar o cargo normalmente ocupado por republicanos, vago após a saída de Chris Lee, que renunciou após um escândalo de infidelidade conjugal.

No entanto, o verdadeiro drama foi ver como os eleitores reagiram à controversa proposta republicana de cortar o programa de saúde médica para controlar o déficit orçamentário americano.

Como o resto do partido, a republicana Jane Corwin fez campanha no seu distrito em apoio à reformas radicais no sistema de saúde "Medicare", programa financiado por impostos que proporciona atendimento médico aos idosos.

A adversária, a democrata Kathy Hochul, fez campanha contrária e venceu.

As ondas da eleição especial se tornaram tsunamis em Washington, onde agora os democratas já veem os republicanos como vulneráveis na questão do Medicare para as eleições legislativas e presidenciais de 2012.

O presidente Barack Obama, que se encontra no Reino Unido, parabenizou rapidamente Hochul, enquanto Harry Reid, líder democrata do Senado, comparou o resultado a um referendo.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEstados Unidos (EUA)SaúdeEleições

Mais de Mundo

'Ainda não encontramos falhas', diz Cepeda após questionar resultado na Colômbia

Irã suspende negociações com EUA por ofensiva de Israel no Líbano, diz agência

Irã condiciona acordo com os EUA a cessar-fogo no Líbano

Irã diz destruir base dos EUA e Kuwait relata ataques aéreos