EUA: sob pressão, Romney anuncia que publicará declaração de renda

Adversários republicanos e o próprio presidente Barack Obama pediram a Romney que divulgue sua declaração de imposto

Washington - O pré-candidato presidencial republicano dos Estados Unidos, Mitt Romney, prometeu neste domingo publicar esta semana sua declaração de impostos do último período, cedendo aos pedidos de seus adversários, a menos de 10 dias das primárias na Flórida.

"Sei que as pessoas tentarão conseguir algo, mas elas não conseguirão, pois nós pagamos nossos impostos de maneira justa", afirmou Romney à Fox News neste domingo. "As pessoas verão que é uma quantidade considerável", completou.

Romney perdeu para seu rival, Newt Gingrich, nas primárias da Carolina do Sul.

"Vamos publicar nossa declaração de impostos na internet, todo mundo poderá vê-la. Isto dará informação para que todos entendam que minhas fontes de renda são exatamente conforme descrito na declaração de situação financeira que publicamos há vários meses", acrescentou.

O ex-governador de Massachusetts tem previsto publicar a declaração completa de impostos correspondente ao exercício de 2010, bem como uma estimativa dos impostos que deverá pagar em 2011.

Nos últimos dias, tanto seus concorrentes republicanos quanto o próprio presidente Barack Obama, a quem possivelmente Romney enfrentará nas eleições de 6 de novembro, cobraram enfaticamente a divulgação de sua declaração de impostos.

A fortuna de Mitt Romney, ex-investidor e comprador de empresas, é estimada em 250 milhões de dólares, segundo a imprensa americana.

O passado do pré-candidato no mundo dos negócios foram duramente criticados nos últimos dias. Ele foi acusado por vários candidatos de ter "saqueado" empresas enquanto chefiava o fundo de investimentos Bain Capital, enriquecendo no processo.

Romney se defendeu, afirmando que sua ação criou dezenas de milhares de postos de trabalho.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.