EUA serão diplomáticos em crise com Coreia do Norte, diz Mattis

O Secretário de Defesa americano acrescentou ainda que o governo Trump tem o objetivo de acabar com o programa de armas nucleares de Pyongyang

Nova Délhi – O Secretário de Defesa dos EUA, Jim Mattis, disse nesta terça-feira que Washington quer resolver o atual impasse com a Coreia do Norte por meio da diplomacia e que tem o objetivo de acabar com o programa de armas nucleares de Pyongyang.

“Mantemos a capacidade de deter as ameaças mais perigosas da Coreia do Norte, mas também vamos auxiliar nossos diplomatas de forma que isso seja mantido o maior tempo possível no âmbito diplomático”, afirmou Mattis a repórteres em Nova Délhi, após se reunir com o colega indiano da mesma pasta. “Nosso objetivo é resolver isso diplomaticamente”, enfatizou.

Os comentários de Mattis vêm num momento de escalada da retórica entre o presidente dos EUA, Donald Trump, e do líder norte-coreano, Kim Jong-un.

Ontem, a Casa Branca esclareceu que não está tentando derrubar o governo da Coreia do Norte, depois que Trump disse em tuíte publicado no fim de semana que Kim “não ficará por aí por muito mais tempo”. Pyongyang interpretou a postagem de Trump como uma declaração de guerra à Coreia do Norte.

Mattis chegou à capital da Índia no fim de segunda-feira, na primeira visita de uma autoridade do gabinete de Trump ao país asiático. Fonte: Associated Press.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.